7 Erros de Marketing Digital que Prejudicam a sua Loja Online

Gostaria de saber como evitar erros de marketing digital que reduzem a possibilidade de transformar o seu negócio online num projeto rentável? Saiba o que pode implementar na sua loja online para os evitar ou corrigir.

7 Erros de Marketing Digital que Prejudicam a sua Loja Online

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1. Considerar que basta aumentar o tráfego para aumentar as conversões

Conseguir muito tráfego para a loja online é ótimo, mas se o tráfego não for qualificado, os números serão apenas métricas de vaidade.

É necessário desenvolver uma estratégia que tenha por base o alcance de audiências qualificadas:

  • têm interesse nos seus produtos ou serviços
  • clicam, visitam, interagem, partilham, perguntam, …

Como medir o interesse?

a) Taxa de rejeição

  • objetivo é ser inferior a 40%

b) % de adições ao carrinho

  • objetivo é ser 11%

c) Utilização da pesquisa da loja online

  • objetivo é ser 9%

d) % novos visitantes e visitantes de retorno

  • objetivo é ser 50/50

e) Frequência de repetição de compra

f) Valor médio da encomenda

Como gerar tráfego qualificado para a sua loja online?

  1. Publicidade online
    1. Ótimo produto / serviço
    2. Anúncios de grande qualidade
    3. Segmentação bem trabalhada
  2. SEO
  3. Produção de conteúdos (blog TSE)
  4. Assessoria de imprensa
  5. Redes Sociais
  6. Desenvolver parcerias (influenciadores / outras marcas)

2. Não definir a proposta de valor da marca

Os clientes não compram apenas produtos. Compram a experiência e a proposta de valor com que as marcas se comprometem.

A proposta de valor é, normalmente, um identificador inequívoco da sua marca no mercado.

O Tudo sobre eCommerce, assume-se como o “acelerador de projetos de ecommerce em Portugal”.

Dedique tempo a definir o que o distingue da concorrência e destaque essa informação em todo o website, desde a homepage, à listagem de produto, aos produtos e ao processo de checkout.

Se possível, mantenha ainda essa relevância em todo o processo de entrega ao cliente e no serviço de pós-venda.

3. Não criar urgência na compra

Urgência e escassez. Utilize estas duas técnicas para melhorar a taxa de conversão e aumentar as suas vendas.

Escassez de stocks

  • últimas unidades
  • alguém em Portugal comprou recentemente
  • top de vendas

Urgência – defina campanhas de curta duração e coloque contagens decrescentes no website.

4. Não criar uma base de email ou não enviar emails para a base de dados angariada

A base de dados de email é um dos ativos mais importantes do seu negócio online. Esta base de dados deve ser criada mesmo antes do projeto ficar online e deve ser alimentada ao longo do tempo.

Os registos angariados estão numa fase inicial do contacto com a sua marca e, nesta fase, é importante criar uma relação com a sua marca, sobretudo tratando-se de uma compra emocional.

 

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5. Não investir em remarketing

As campanhas de remarketing alcançam pessoas que já contactaram ou interagiram com a sua marca.

Dependendo da plataforma onde foi feita a interação com a marca e da ação levada a cabo pelo utilizador, podemos através do remarketing apresentar conteúdo relevante a cada utilizador, que seja um follow-up e que o motive a continuar a sua jornada de compra.

  1. Às pessoas que visitam as suas páginas nas redes sociais ou visualizam os conteúdos (posts ou anúncios), ofereça conteúdos que os dirijam à sua loja online.
  2. Às pessoas que apenas visualizaram a homepage da sua loja online poderá fazer remarketing com testemunhos de clientes satisfeitos.
  3. Às pessoas que viram produtos ou os adicionaram ao carrinho, poderá mostrar anúncios com ofertas especiais para esses mesmos produtos, ou apresentar facilitadores de compra/vantagens de comprar na sua loja online.

6. Não desenvolver uma estratégia de marketing automation

Os benefícios de ter uma ferramenta que envia mensagens personalizadas, automatizadas e no exato momento ao cliente, são claros.

  • Email marketing mais eficiente;
  • Personalização da mensagem segundo o segmento;
  • Poupa tempo e dinheiro;
  • Consistência na comunicação;
  • Customer engagement e aumento da retenção;
  • Segmentação automática e relevante de listas de clientes.
7. Não interagir com a comunidade online

O marketing online é um diálogo, não um monólogo. Por este motivo, a sua missão será criar interação com a comunidade e não apenas vender – sobretudo nas redes sociais.

A criação de uma comunidade com milhares de pessoas que não se relacionam com a marca – não comentam, partilham ou respondem a questões – demonstra que o público-alvo não é o correto ou que a marca não se relaciona de uma forma correta com a audiência.

Pior ainda é a marca receber comentários (sejam elogios ou reclamações) e não responder. Responda e interaja com os comentários dos seus seguidores.

  1. Seja, verdadeiramente, social. Converse com os seguidores e peça ideias/sugestões de conteúdo.
  2. Seja consistente, autêntico e atento ao contexto atual.
  3. Seja rápido e realmente útil no apoio ao cliente

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