Com uma estratégia eficaz de SEO é possível obter:
- Qualidade do tráfego: boas práticas ajudam a atrair visitantes genuinamente interessados nos produtos que sua empresa oferece;
- Quantidade de tráfego: agora que seu site atraiu as pessoas certas, o número de leads clicando nas páginas de resultados do Search Engine do Google (SERPS) mostrarão aos algoritmos que seu site é relevante. O que vai atrair mais tráfego;
- ROI mais positivo: o SEO é uma estratégia de inbound marketing – ele impacta as pessoas que estão de fato procurando os produtos e serviços que sua empresa oferece. Isso otimiza seus esforços de marketing, já que seu investimento é focado em falar com leads potenciais;
- Resultados orgânicos: esse aumento de tráfego fortalece o nível de relevância do site de sua empresa junto aos mecanismos de busca. Com isso, ele é impulsionado para aparecer nos primeiros resultados das buscas, gerando mais tráfego orgânico – aquele que não é pago.
Como o SEO pode aumentar o alcance orgânico do seu site.
O alcance orgânico é uma parte importante na busca pelo sucesso do seu site. Sua marca pode ser incrível, seu produto ou serviço podem ser inovadores – mas se seu site não estiver bem classificado no SERPS, as pessoas talvez nunca saibam que seu negócio existe.
De fato, a posição número um em uma pesquisa do Google recebe cerca de 33% do tráfego. Por isso é essencial aumentar o ranking do seu site e páginas relacionadas.
Os anúncios pagos ou PPC ajudarão a melhorar seu posicionamento no ranking de pesquisa, mas só isso não é suficiente.
Listamos a seguir algumas dicas para melhorar seu tráfego orgânico:
- Defina uma lista de palavras-chave;
- Otimize páginas para suas buyer personas primeiro – motores de busca na sequência;
- Otimize também os títulos das páginas;
- Faça meta-descrições eficazes;
- Utilize ALT tags com sabedoria;
- Dê atenção especial à estrutura das URLs;
- Mantenha-se atualizado sobre as mudanças de algoritmo do Google – sua agência de marketing digital pode ajudar nessa tarefa.
Entenda os algoritmos do Google.
Quase todos os dias, o Google introduz mudanças no seu algoritmo de classificação. Alguns são pequenos ajustes, já outros impactam seriamente os SERPs.
Uma das atualizações mais impactantes dos últimos tempos foi a priorização dos sites mobile first – o mobilegeddon. Ele garante que os sites amigáveis para dispositivos móveis permaneçam posicionados no topo da pesquisa móvel, enquanto as páginas não otimizadas são filtradas dos SERPs ou gravemente classificadas.
Assim como a velocidade de carregamento de página, o RankBrain é um dos principais fatores de classificação positiva para o Google.
Este sistema de machine learning ajuda o Google a entender o significado por trás das consultas feitas pelos usuários e assim proporcionar resultados mais relevantes. Para isso, o marketing de conteúdo é fundamental para conquistar e manter bons posicionamentos nos sites de busca.