Otimização SEO

26 de novembro de 20212021-12-07 11:45
Agência de Marketing Digital

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Alcance a primeira página do Google!

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Criar um site apresenta vários desafios, desde competir em resultados de pesquisa competitivos até melhorar as classificações existentes e construir estratégias que ajudem sua marca a alcançar seus objetivos de longo prazo.

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

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Auditoria SEO

Diagnóstico para alcançar a primeira página do Google. É uma análise aprofundada que avalia o código-fonte, conteúdo e concorrentes em SEO, tornando o projeto coerente e transparente.

Consultoria SEO

Estratégias assertivas para aumento do tráfego orgânico do seu site, além de implementar processos para que o alcance dos resultados seja contínuo e apresente uma melhor performance.

Gestão de Projetos

Serviço voltado para Agências Parceiras, embasado em conteúdo e otimização SEO para seus clientes. O intuito é promover o aprendizado de SEO, criando relações e parcerias de alto desempenho.

Quais são as etapas de uma consultoria?

Mas como funciona o serviço, na prática, ao contratar uma consultoria de SEO? Para que você compreenda melhor esse serviço e não fique com dúvidas sobre o que vai ser feito dentro da sua organização, separamos algumas das principais etapas presentes nesse processo. Confira!

Análise de performance

O primeiro passo de uma consultoria de SEO é entender o desempenho do trabalho de otimização que já está sendo feito para um melhor posicionamento nos mecanismos de busca. Apenas a partir da análise do que está sendo colocado em prática é possível identificar pontos de melhoria para essa estratégia.

Análise de concorrentes

Em seguida, é hora de analisar os concorrentes. Ou seja, qual o desempenho da sua concorrência? Um ponto fundamental, afinal, você está competindo diariamente com ela pela atenção — em forma de clique — do consumidor.

Ao identificar os pontos fortes e fracos de quem você quer superar, se torna mais fácil definir os caminhos mais efetivos.

Planejamento estratégico

Com as informações em mãos, se torna mais fácil criar um direcionamento a ser seguido, ou seja, o planejamento estratégico de SEO.

É hora de definir quais técnicas de SEM (Search Engine Marketing) vão ser mais eficientes, quais devem ser substituídas e os principais passos a serem tomados para uma melhora de desempenho.

Criação de conteúdo

A consultoria também pode prestar serviços em relação ao Marketing de Conteúdo, ou seja, ao que é produzido pela sua empresa para aumentar a relevância da sua marca e gerar tráfego orgânico, por exemplo. Os profissionais especializados vão identificar quais os formatos, assuntos e materiais que podem ser mais úteis para o seu negócio.

Link building

Outra tarefa muito importante e que pode ser contemplada por uma consultoria de SEO é o link building, ou seja, a autoridade de uma página. Quanto mais links sendo direcionados para o seu site, maior a relevância dele aos olhos dos motores de busca e esse também pode ser um ponto a ser aprimorado.

Porém, é importante entender que a consultoria de SEO pode variar de acordo com os objetivos da empresa. Afinal, nem todos querem a mesma coisa e, por isso, cada situação é peculiar. Às vezes, o que está impedindo um melhor desempenho é a falta de análise da concorrência, enquanto em outros momentos é a ausência de conteúdo relevante.

Quais são os benefícios de contratar esse serviço?

Agora que você já entendeu o que é e como funciona o processo ao contratar uma consultoria de SEO, que tal saber quais são os benefícios desse serviço?

Assim, não vão restar dúvidas da importância de contar com profissionais especializados para direcionar as próximas estratégias a serem adotar pela sua empresa.

Maior facilidade para encontrar o produto/serviço oferecido

Um dos grandes objetivos de qualquer estratégia de SEO é posicionar melhor um determinado endereço nos diferentes mecanismos de busca. Fazendo uma consultoria, você tende a corrigir os erros e, como consequência, alcançar um melhor posicionamento.

Aumento do tempo de permanência no site

Outro benefício ao contar com a ajuda de especialistas na busca por um melhor desempenho é aumentar o tempo de permanência dos usuários nas suas páginas. A Bounce Rate, por exemplo, é reduzida, o que favorece a autoridade e a relevância do seu endereço, além de mostrar que o conteúdo oferecido é, de fato, relevante para o usuário.

Melhor custo-benefício em investimentos de marketing

Contratar um serviço de consultoria de SEO também pode ser importante para utilizar melhor os recursos disponíveis para o setor de Marketing. Afinal, você não vai desperdiçar — tempo e dinheiro — com ações que gerem poucos resultados para o seu negócio, focando naquilo que realmente oferece algum retorno.

Aumento da produtividade

Caso você não conte com muitos funcionários destinados a cuidarem da estratégia de SEO, uma consultoria ainda pode facilitar a vida de quem trabalha com você. Com os caminhos já traçados, os profissionais podem focar em ações mais estratégicas e eficientes, evitando o desperdício de tempo e aumentando a produtividade.

Quais são os valores médios cobrados?

Outro ponto importante antes de realizar uma consultoria de SEO é saber quanto você precisa desembolsar para contar com esse serviço, certo? Como falamos, as etapas de cada processo variam de acordo com os objetivos da empresa e a mesma coisa acontece com os valores cobrados. Em média, são os seguintes:

Pequenas empresas 

As empresas menores costumam ter metas mais simples, uma base menor de clientes e, consequentemente, um grande potencial de crescimento. Em média, uma consultoria para empresas desse porte estão entre R$ 500,00 e R$ 1.500,00 ao mês, contando com o suporte necessário para compensar, por exemplo, a falta de profissionais especializados.

Médias empresas

Para empresas em um tamanho intermediário, o valor costuma ser mais alto porque a tendência é que mais serviços sejam necessários e mais profissionais precisem entrar nesse processo. Por volta de R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00 mensais, é possível contar com um serviço de consultoria de SEO.

Grandes empresas 

Normalmente, grandes empresas competem com outras organizações estruturadas e precisam lidar com uma base maior de clientes. Sendo assim, os valores também são maiores, já que mais serviços devem ser adicionados no contrato de consultoria, sendo possível encontrar cobranças mensais entre R$ 7.000,00 e R$ 13.000,00.

Fazendo uma consultoria de SEO na sua empresa, você potencializa as chances de sucesso das suas estratégias. Além disso, aprimora a utilização dos recursos disponíveis, melhorando o custo-benefício das suas ações. Independentemente do tamanho da sua organização, contar com o auxílio de profissionais especializados pode ser válido.

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