Como alcançar a primeira página do Google?

Como alcançar a primeira página do Google, de forma realmente efetiva? As primeiras posições dos buscadores são uma mina de ouro, e elas podem ser suas!

Como alcançar a primeira página do Google?

Como alcançar a primeira página do Google, de forma realmente efetiva? As primeiras posições dos buscadores são uma mina de ouro, e elas podem ser suas!

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Já parou para pensar em quantas oportunidades de negócios você perde, diariamente, por não saber a resposta para a seguinte pergunta: como alcançar a primeira página do Google, de forma realmente efetiva? Pois é, as primeiras posições dos buscadores são uma mina de ouro, e elas podem ser suas!

Para alcançar esse lugar tão privilegiado e visado, há uma série de passos a serem seguidos. Afinal, você não imaginou que a área VIP da internet — que são as primeiras páginas dos buscadores —, seria fácil de se conquistar, né?!

Porém, não há motivos para desanimar! Adotando os procedimentos certos, será possível estar entre os mais encontrados e clicados da rede. Então, chegou a hora de conferir um check list de como conseguir as primeiras posições no Google.

Aqui, você vai aprender algumas das principais técnicas de otimização de sites para conquistar as posições mais almejadas dessa e de outras páginas de buscas na internet. Vamos lá?

Por que é importante ter um site bem ranqueado no Google

Entre os benefícios de se ter um site com bom ranqueamento no Google, podemos destacar os principais:

  • proporciona maior visibilidade no mercado;
  • possibilita aumentar o tráfego no site;
  • gera reconhecimento de sua marca perante o público;
  • aumenta a confiabilidade do seu cliente em sua empresa;
  • cria novas oportunidades de negócios;
  • outros.

Conheça, agora, um check list completo sobre como é possível conseguir todos os benefícios de se ter um site bem ranqueado nos buscadores.

Check list com 3 técnicas para ranquear meu site no Google

Como você já deve ter ouvido falar, saber como posicionar bem um site nas SERP’s requer esforços e bastante conhecimento técnico. Alguns segredos para um resultado realmente relevante envolvem a criação de uma estratégia bem elaborada de SEO, de marketing de conteúdo, de link building, etc.

Esse conjunto de técnicas, quando realizadas de forma ideal, podem trazer inúmeras vantagens para o seu negócio. Mas, se para você, o significado desses termos ainda parece um pouco nebuloso, chegou o momento de você aprender o que eles querem dizer e como aplicá-los em seu site. Confira e garanta já o seu lugar ao sol!

1. Construção de um site adequado

Para se criar um site dentro dos padrões considerados importantes para um bom ranqueamento, são necessários conhecimentos específicos. Hoje, uma boa equipe de desenvolvimento não é somente aquela que entende da programação em si, mas também que acompanha as tendências e aplica as melhores técnicas disponíveis no mercado.

Equipe qualificada

A sinergia entre o designer e os desenvolvedores back-end/front-end é fator preponderante para a criação de um site com potencial de ranqueamento ampliado. Sendo assim, há alguns pontos que esses profissionais devem ter atenção, para que seu trabalho gere resultados realmente consideráveis aos seus clientes.

Técnicas corretas

Veja alguns dos atributos em que esse time deve focar, ajudando seu site a disparar na frente da concorrência online:

  • navegabilidade;
  • arquitetura;
  • responsividade;
  • UX (user experience);
  • URL’s amigáveis;
  • tempo de carregamento;
  • segurança.

E essa lista não para por aí! Por isso, é importante contar com uma equipe de desenvolvimento sempre bem treinada e antenada a todas as novidades do segmento.

2. Realização de um bom trabalho de SEO on page

O SEO on page, como o próprio nome já diz, se refere às técnicas de otimização para motores de buscas aplicadas diretamente em suas páginas. Ele é desenvolvido com o objetivo de adequá-las, conforme os padrões exigidos pelo Google — os famosos fatores de ranqueamento.

Esse trabalho faz com que a sua empresa seja reconhecida pelo buscador como relevante, íntegra e confiável. Sendo assim, se seu site atender a um grande número desses requisitos (quanto mais, melhor!), será recompensado, aparecendo nas primeiras posições de pesquisas. 

Estratégia de SEO on page

Sendo assim, criar uma estratégia de SEO on page, na qual seja possível trabalhar todos esses pontos determinados pelo Google como importantes, faz com que as chances de seu site ranquear bem sejam elevadas. Entre as mais importantes etapas da criação dessa estratégia são:

  1. estudo de mercado e concorrência (principalmente, os concorrentes online);
  2. análise de objetivos e oportunidades de negócios;
  3. definição de palavras-chaves, com base no item anterior;
  4. criação de conteúdo, conforme palavras-chaves definidas;
  5. aplicação das técnicas de SEO;
  6. metrificação e acompanhamento de resultados.

Além dessas atividades, o SEO on page ainda pode explorar inúmeras possibilidades, fortalecendo ainda mais o seu posicionamento no ranking, como você pode ver em nosso artigo com dicas sobre SEO on page.

3. Desenvolvimento de conteúdos de alta qualidade

A criação de conteúdo é outra grande sacada para responder à sua dúvida sobre como ranquear site no Google. O pontapé inicial para essa atividade vem da seleção de palavras-chaves que fazemos durante a estratégia de SEO on page. Isso dá porque as pesquisas de volume de buscas dessas palavras nos revelam algumas informações valiosas, como:

o que o público quer saber;

do que ele precisa;

quais são suas principais dores;

o que ele deseja comprar;

quais são seus interesses e dúvidas.

Estratégia de conteúdo

A partir dessas descobertas, é possível traçar uma estratégia de marketing de conteúdo que converta o seu público-alvo em cliente. O próximo passo é realizar, de fato, o desenvolvimento dos conteúdos (sejam textos, infográficos, vídeos, podcasts, etc.). Eles devem trazer informações que realmente façam a diferença para a vida dos internautas e os ajude a responder às suas principais questões.

Afinal, hoje não adianta mais tentar enganar o Google com encheção de linguiça! Com seu algoritmo bastante evoluído, ele já consegue “saber” quando um conteúdo é realmente significativo — já que esse um dos fatores que influenciam no seu ranqueamento. 

SEO aplicado aos conteúdos

E tem mais: para um resultado realmente expressivo da sua estratégia de conteúdo, é importante também saber definir e utilizar corretamente algumas técnicas de SEO dentro das páginas de conteúdo, como:

  • título;
  • meta descrição;
  • hierarquia de head tags;
  • linkagem interna e externa;
  • marcações HTML;
  • imagens;
  • outros.

Enfim, ao reunir técnicas como a construção de um site bem-feita, a aplicação das técnicas de SEO apropriadas e a produção de conteúdos de qualidade, suas chances de estar nas primeiras posições só aumenta!

 

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Conclusão 

Para além dessas dicas sobre como ranquear suas páginas internas melhor do que sua homepage, você deve prestar atenção à natureza dos seus links.

Por exemplo, links sitewide e footer transmitem pouco ou nenhum SEO juice para suas páginas internas. Em vez disso, links contextuais são uma opção mais poderosa.

Na visão do Google, quando o texto ao redor de seu link é relevante, único e se encaixa bem no conteúdo, o link vai transmitir mais link juice e melhorar sua performance de busca, construindo uma arquitetura de SEO mais forte para sua página.

Você precisa garantir que os textos-âncora e o conteúdo em suas páginas de referência (a página de onde você está criando o link) são confiáveis, únicos, oferecem atividades para o usuário (ex. compartilhamento social, comentários) e não sofrem penalidades.

Se você colocar em prática as dicas e conselhos que dei aqui, tenho certeza que suas páginas internas vão eventualmente ranquear melhor do que sua homepage, e também aumentar suas vendas e receita.

Quanto tempo isso vai levar? Dependendo da autoridade do seu domínio e das suas páginas, pode acontecer dentro de 3 meses. Mas talvez seja preciso mais tempo – entre 6 e 12 meses, digamos – para que você comece a ver os resultados.

Persista. Afinal, SEO é para profissionais de marketing digital que trabalham com longo prazo e estão dispostos a produzir conteúdo atraente e ter paciência.

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