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Como funciona o marketing digital?

Você sabe como funciona o marketing digital? É algo muito mais amplo do que comprar um domínio, pagar um servidor e colocar um site no ar. Existe toda uma estratégia por trás e que precisa ser colocada em prática. O objetivo é valorizar a marca, para conquistar um espaço na internet e atrair clientes.

O marketing é algo antigo e tradicional, seja com a distribuição de panfletos, compra de espaço em rádios e a instalação de outdoors. Mas, com o desenvolvimento da internet, o foco agora é outro. As empresas gastam cada vez mais com propagandas na internet, seja no Google ou no Facebook.

As pessoas estão cada vez mais conectadas, no Brasil e no exterior. Por isso, é preciso desenvolver um bom conjunto de técnicas para conquistar mais número de interessados no seu negócio. Porém, isso não é nada simples, já que existem muitos concorrentes. Existem vários dispostos a ampliar os lucros e vender mais!

O marketing digital é uma mescla de métodos testados e criatividade, para chamar atenção do público-alvo. As agências de marketing ganham cada vez mais destaque, assim como as ferramentas de otimização, porque auxiliam na conquista de resultados positivos. Quer saber todos os detalhes sobre este assunto? Vamos contar a seguir!

O que é marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de técnicas voltadas para o fortalecimento de uma marca no ambiente virtual. A partir disso, podem ser utilizadas as redes sociais, o e-mail marketing e o desenvolvimento de blogs e sites para empresas. Dessa forma, as empresas podem buscar uma aproximação com o público-alvo, em busca de fortalecer a relação e aumentar a conversão.

O marketing digital é capaz de facilitar a comunicação entre a empresa e o consumidor, funcionando de uma maneira direta e personalizada para cada negócio. Por isso, o marketing digital é algo que não tem um prazo de validade, sendo trabalhado ao longo do tempo. Basta usar as estratégias corretas para ter os melhores resultados.

Podemos dizer que o marketing digital tem como objetivo conquistar muitos interessados nos produtos de uma empresa. Dessa forma, existe um trabalho para que eles se tornem clientes, com a captação de leads e o desenvolvimento de uma relação próxima. Tudo isso como parte do funil de vendas.

Em resumo, o marketing digital tem por objetivo criar, ampliar e construir negócios utilizando a internet como foco. Assim, nesse processo podem ser utilizadas muitas ferramentas, como Facebook, Instagram, YouTube e principalmente o Google. A partir disso, é possível monitorar os resultados e investir no que der certo.

Como funciona o marketing digital?

Para que o marketing digital funcione corretamente é importante que exista um planejamento, para que assim diversas ferramentas sejam colocadas em prática. Inclusive trata sobre a otimização de sites, visando um melhor posicionamento nos motores de busca. Além disso, a produção de conteúdo e a administração das redes sociais fazem parte.

Qualquer empresa que busca ter resultados no meio digital precisa pensar em uma estratégia de marketing bem desenvolvida. A internet pode ser utilizada para a realização de vendas diretas, por meio de e-commerce, mas também serve como um canal para responder questionamentos enviados pelos usuários e clientes.

Como funciona o marketing digital na busca por tráfego, engajamento, conversão e retenção? Estes são alguns termos técnicos, que explicaremos a seguir. De modo geral, serve para gerar um contato entre a sua marca, seja uma loja produtora ou vendedora de produtos, e os clientes. A partir disso, são desenvolvidas campanhas buscando os melhores resultados.

Termos técnicos de como funciona o marketing digital

Basicamente existem quatro termos técnicos que são o objetivo do marketing digital, conforme citamos antes: tráfego, engajamento, conversão e retenção estão entre eles.

tráfego consiste na captura de visitantes em sua página, que são atraídos devido a algo que lhes chamou atenção. Geralmente eles estão no Facebook, Instagram, Google ou YouTube. Dependendo do nível de familiaridade que possuem com o produto a relação pode acontecer rapidamente.

Depois que a pessoa já teve contato com o seu produto, seja por meio das redes sociais ou então entrando no seu site, é interessante que exista um engajamento. Assim, ele acontece apenas no momento em que o usuário toma alguma atitude, seja dar um like ou compartilhar uma publicação.

conversão é o terceiro passo, que acontece quando o usuário informa o seu e-mail ou realiza algum dos objetivos procurados pela campanha. Dessa forma, uma alternativa é fornecer e-books gratuitos, que são liberados apenas pelo e-mail dos interessados. Portanto, é possível obter leads ou então vendas.

O último termo é a retenção, que consiste no fato de fazer com que aquele possível cliente realmente vire um comprador e dê lucros para o seu negócio. Por isso, podem ser enviados e-mails com ofertas e utilizadas outras técnicas que vão ajudar nesse processo.

Como desenvolver o marketing digital?

Quer saber Como funciona o marketing digital na prática? De modo geral, o primeiro passo é trabalhar com o Facebook Business, que permitirá o desenvolvimento de campanhas para o Facebook e para o Instagram. Por meio do Facebook Ads você não precisa ter um site para criar boas campanhas, que comprovadamente convertem.

Além disso, será um momento importante para criar o Google Meu Negócio, que servirá para cadastrar as informações de sua empresa e mostrar no Google Maps. Assim, será possível até mesmo criar um site para o seu negócio, é algo simples, mas que pode ser útil. O cadastro no Google Meu Negócio é gratuito e ajuda muito no SEO local.

Um bom caminho para trabalhar o marketing digital é por meio de blogs. Então, se você tem uma empresa e já conta com um site, no blog será possível reservar um espaço para falar sobre os produtos que você vende ou produz. Assim como é possível utilizar esse espaço com o objetivo de fortalecer a conversão.

Quais as vantagens do marketing digital?

Quando você sabe o como funciona o marketing digital e este é praticado por quem entende do assunto os resultados são excelentes. Aliás, isso acontece porque é possível conferir os resultados das campanhas, o Google e o Facebook mostram dados bem precisos. São 3 as vantagens principais:

Análise dos resultados

Como funciona o marketing digital na análise de resultados? No marketing tradicional não é possível saber qual foi a campanha que gerou mais resultado, às vezes você pode investir em propagandas no rádio, mas o motivo do crescimento nas vendas é outro. Então, uma das maiores vantagens do mkt digital é saber o que deu resultado.

Levando isso em consideração, dá para investir ainda mais no que está dando certo e descartar o que deu errado. Assim, cada empreendedor pode adotar medidas diferentes em busca de resultados perfeitos.

Público-alvo

Como funciona o marketing digital na análise de público-alvo? As campanhas de marketing digital são focadas para o público-alvo, o que é ótimo para evitar o desperdício de dinheiro. O Facebook e o Google permitem selecionar a faixa etária, o sexo e outras características do público que receberá o conteúdo.

Atuando de maneira segmentada fica bem mais fácil para encontrar aqueles usuários que realmente vão comprar da sua loja, ou pelo menos possuem interesse nos produtos. Desse modo, podemos afirmar que é uma maneira de evitar o desperdício de dinheiro. Aliás, é fundamental fazer um estudo, para entender qual é esse público-alvo.

Investimento reduzido

Diferente do marketing tradicional, para ter resultados com o marketing digital não é preciso fazer um investimento extremamente alto. Vender mais pela internet é possível com um investimento controlado, que pode ser aumentado se estiver dando certo. Assim, o Inbound Marketing é um caminho sem volta e com muito futuro pela frente.

Além disso, é possível definir claramente qual é o público-alvo que vai receber os conteúdos. Porque quando essa determinação não é feita, é comum que a empresa gaste recursos com pessoas que não irão fazer a aquisição. No marketing convencional este é um problema, porque é bem mais difícil fazer essa análise.

Cuidados necessários com o marketing digital

O marketing digital é uma solução cada vez mais comum e muito buscado por empresas dos mais variados setores, ainda assim, é preciso ter alguns cuidados quanto a sua aplicação. De fato, alguns empreendedores acabam cometendo sérios erros e ficam no prejuízo, ao adotarem estratégias erradas. Por isso, veja quais são os cuidados para ter com o marketing digital:

  • Estudo de personas: isso é algo que vai ajudar a determinar qual é o “cliente ideal” para o seu negócio. Infelizmente muitos ainda não utilizam esse conceito;
  • Análise da concorrência: esse é um detalhe importante, para avaliar o que os principais concorrentes estão fazendo. Dessa maneira, será possível identificar quais empresas estão se destacando no seu setor;
  • Escolha das palavras-chave: essa é a famosa faca de dois gumes. Existem palavras muito buscadas, mas a concorrência é enorme, outras não são tão buscadas, mas a concorrência é baixa;
  • Definição de metas e objetivos: o trabalho deve começar com os planos traçados, sendo que ao longo do caminho as estratégias podem ser ajustadas.

Com uma agência ao seu lado fica bem mais fácil a definição de questões como estas. São detalhes importantes e que fazem a diferença neste momento, porque a concorrência é feroz e o seu negócio deve ter diferenciais. Por outro lado, quem tenta fazer por conta própria pode acabar se dando mal.

Como fazer campanhas nas redes sociais?

Você sabia que é possível investir em campanhas patrocinadas para ter melhores resultados com o marketing digital? Apenas contar com um site bonito e páginas nas redes sociais não é o suficiente para o sucesso de sua marca, em um ambiente com tanta concorrência feroz. É preciso ir além.

Por mais que seja preciso fazer um investimento em relação a isso, os anúncios patrocinados são capazes de trazer pessoas já em uma etapa avançada do funil. Assim, é possível conquistar mais pessoas dispostas a gastar com os produtos do seu negócio. Entenda como fazer estes anúncios:

Anúncios patrocinados no Facebook

Por mais que o Facebook já não faça o mesmo sucesso do que no começo da década de 2010, ainda tem muita gente que usa. Essa rede social possui destaque por vários motivos, servindo como uma ferramenta para pessoas que estão em busca de emprego, por exemplo. Além disso, é excelente para vender produtos.

Se você possui uma empresa e está disposto a faturar mais dinheiro, trabalhar com anúncios patrocinados no Facebook é essencial. Veja o que precisa ser feito:

·       Crie um perfil para a sua marca ou empresa. Ou seja, deve ser criada uma página ou converter um perfil pessoal em comercial;

·       Acesse “Criar” e depois “Criar anúncio”, para que o Gerenciador de Anúncios seja aberto;

·       Determine qual é o objetivo da campanha que será feita. Existem algumas opções, selecione a mais adequada;

·       Em seguida, faça a determinação do público-alvo, o que é fundamental para o sucesso da ação;

·       Depois, escolha em quais redes o anúncio será mostrado, pode ser apenas no Facebook, como também no Instagram e no Messenger;

·       Defina quanto irá gastar com a campanha, existem quatro opções para escolher;

·       Após definir as questões “burocráticas”, faça a personalização da sua campanha;

·       Avalie tudo o que foi escolhido e publique o seu anúncio.

Existem diversas pessoas e empresas que sabem desse potencial e aproveitam o Facebook para reforçar os produtos. Em suma, é uma das melhores portas sobre marketing digital e o sucesso de negócios na internet.

Campanhas para o Instagram

O Instagram é uma rede social que possui mais de 1 bilhão de usuários no mundo, sendo 72 milhões no Brasil. De fato, atualmente os posts não possuem um bom desempenho orgânico, porque a rede social alterou o algoritmo com o objetivo de faturar com anúncios patrocinados. Desse modo, é necessário fazer uma campanha para obter uma performance melhor no marketing digital.

Os anúncios podem ser feitos apenas em perfis profissionais, aqueles que são contas comerciais. Assim é possível fazer com que os produtos da sua empresa tenham uma visibilidade muito maior do que sem o investimento. Basta fazer o seguinte passo a passo:

·       Assim que logar no Insta, vá até “Configurações” e faça a mudança para profissional;

·       Acesse a aba promoções e escolha “editar perfil”. Em seguida, vá em “contatos”, na aba “promoções”;

·       Selecione a opção “Criar Promoção”;

·       Escolha uma das publicações disponíveis no seu perfil ou faça a criação de uma nova. Um anúncio criado não pode ser editado;

·       Escolha qual será o destino da sua campanha. Neste momento, o Instagram vai exigir o login na página do Facebook;

·       Selecione o público-alvo, escolhendo opções de localização, interesses e idade e gênero;

·       Defina qual é o valor e a duração do seu anúncio. É preciso definir quanto quer pagar e o que espera receber;

·       Confira se todas as informações estão corretas e clique em “Criar Promoção”.

As campanhas ficam ainda mais interessantes para as páginas que possuem acima de 10 mil seguidores. Afinal, é possível usar a opção “arrasta pra cima”, para conquistar ainda mais o público-alvo. Aproveite esta ferramenta e amplie os rendimentos do seu negócio.

Campanhas no LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social voltada para os negócios, onde as pessoas divulgam suas qualificações e partem em busca de vagas de emprego. Contudo, também pode ser usada como reforço nas campanhas de marketing digital. Veja o que você pode fazer para criar um anúncio:

·       Entre em “Gerenciado de Campanhas do LinkedIn Ads, insira seu login e senha e depois vá até “Criar Campanha/Create Campaign”;

·       Determine qual é o objetivo da sua campanha, selecionando aquele que está de acordo com a sua ideia;

·       Em público-alvo, informe para quais pessoas o anúncio deve ser mostrado. Faça isso na aba “Atributos do Público”, onde é possível adicionar os critérios escolhidos;

·       Defina qual será o orçamento da sua campanha.

Obviamente que anunciar no LinkedIn é mais rápido do que no Facebook ou no Instagram. Mas, isso não quer dizer que você não precisa ter cuidado em cada uma das etapas. Passe por todas elas de maneira cautelosa, para obter bons resultados com a sua campanha.

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    Percebeu como funciona o marketing digital? Ele pode ser muito bom para o seu negócio, mas é preciso que todas as estratégias sejam bem trabalhadas e desenvolvidas. Afinal, quando uma pessoa que não tem esse conhecimento investe nisso, pode se dar mal. É algo que traz resultados, desde que seja feito por quem entende do assunto.

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