Subir

Como que eu sei que um site é seguro?

Comprar pela internet já é uma realidade há muitos anos – e, hoje, representa uma boa parte das vendas no Brasil – foram registradas 194 milhões de vendas online em 2020. Mas, como em muitas outras situações online, também requer alguns cuidados, especialmente o cuidado de checar se o site é seguro.

No ano passado, os casos de phishing – tipo de golpe no qual um fraudador induz a vítima a revelar seus dados, através de um site falso, por exemplo – aumentaram muito. Na ansiedade de aproveitar uma oferta, a pessoa insere suas informações pessoais antes mesmo de checar se o site é seguro.

Cerca de 12 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes online só em 2019, segundo a CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas).

Por isso, na hora de fazer uma compra pela internet, é muito importante ter a certeza de que o site é seguro.

Como saber se o site em que estou comprando é seguro?

Confira o Domínio e a URL

O domínio do site é o endereço que você digitou para chegar nele, localizado na barra do navegador. Um site profissional certamente terá um domínio profissional, que te passe confiança e credibilidade. 

Outra coisa a ser observada no endereço, é o tão necessário S no HTTPS. 

Entenda – URL’s são emitidas por HTTP (Hypertext Transfer Protocol) ou HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure). O HTTPS é uma extensão segura do HTTP. E somente os sites que possuem certificado SSL/TLS podem utilizar o protocolo HTTPS para estabelecer uma comunicação segura com o servidor. Veja o gráfico:
grafico sobre site com ssl e sem ssl

Uma das formas de como saber se um site é seguro, é verificando se este site possui o certificado SSL. Certificados SSL/TLS emitem uma chave criptográfica à informação. Com isso, os dados podem ser transferidos com segurança e protegidos de acesso de terceiros.

Pesquise a Reputação e Histórico do Site

O que estão falando desse site e dessa empresa na internet? Uma simples consulta no Google ou no buscador de sua preferência poderá te trazer resultados impressionantes sobre o passado de um site. Consulte.

Atente-se para consultar fontes confiáveis.

O Google Meu Negócio pode ser um começo. Este serviço do Google está disponível para todos, usuários e empresas, e contém informações valiosas para te ajudar a identificar se um site é seguro. 

Mas neste tópico, vamos focar na reputação. Neste exemplo da Hostinger, você pode ver nossa avaliações deixadas por clientes, o que estão falando sobre nossos serviços e qual nossa nota. Você pode clicar e ler os reviews na íntegra.

Se a empresa/ site que você está navegando ainda não tem um perfil no Google Meu Negócio, isso não é o fim. Você pode pesquisar em outros sites de reviews, como o Reclame Aqui e em fóruns de comunidades na web.

 

Antes de continuar, participe da nossa Newsletter para receber conteúdos como esse.

Fique por dentro e aprenda mais!

Quer saber quais sites tiveram o maior crescimento de tráfego em seu setor? Não sabe por que sua estratégia de SEO não funciona? Ou simplesmente procurando dicas de SEO? Assine nossa newsletter para receber atualizações e dicas.

    Ao clicar em “Participar”, você concorda com a Política de Privacidade da Readmore e consente que possamos enviar conteúdo informativo. Prometemos não enviar SPAM!

    readmore

    Busque por Selos de Segurança

    Selos de segurança certificam que um site é seguro pelo órgão emissor do selo. Pode ser um selo do certificado SSL ou de outros emissores. Esses selos podem ser encontrados no fim da página ou durante o processo de compra no carrinho.

    selo de pagamento seguro

    Atente-se! Sites maliciosos podem simplesmente adicionar a imagem do selo sem de fato possuir a certificação. Por isso, não confie apenas neste sinal. 

    Consulte a Política de Privacidade

    A Política de Privacidade de um site deve ser clara sobre quais os dados que o site coleta e armazena, e para quais fins são usados.

     

    Isso assegura que este site está operando conforme a lei e regulamentos locais onde atua, como a GDPR.

    Confirme as Informações de Contato

    Como saber se um site é seguro se você não pode sequer saber de onde é a empresa ou ter acesso a eles? Esse é outro forte sinal sobre a credibilidade de um site.

    Consulte no Google Meu Negócio, como mostramos no tópico 2, mas também veja dentro do próprio site. Geralmente, na página “Sobre” você encontrará informações sobre a história da empresa e endereços, ou no rodapé.

    Um site seguro não terá problema em divulgar suas informações como endereço, local onde atua, quem são as pessoas responsáveis ali. Isso não quer dizer que eles estão te protegendo por simplesmente passar informações de contato, mas é uma segurança em saber que você terá com a quem recorrer caso precise.

    Proteja-se de Vírus

    E se tem algo que acontece e nem sempre está visível aos olhos são vírus e malwares. 

    Mesmo conferindo e atestando todos os sinais que destacamos aqui, um site pode estar infectado por um malware. Para saber se este é o caso, veja alguns sinais:

    1. Avisos de sites infectados dos próprios navegadores.
    2. Sites suspeitos com erros de ortografia e gramática, com comunicação apelativa geralmente protegendo o que sabemos ser fora do normal.
    3. URL’s suspeitas. Ao para com o mouse em cima de uma URL, você pode saber para onde o link está te direcionando e assim decidir clicar ou não. Clique aqui e veja no canto inferior esquerdo que este link está te levando para a página da Hostinger.
    4. Pop-ups suspeitos, aquelas janelas pequenas que abrem na sua tela pedindo para que você tome alguma ação, seja um clique ou que compartilhe alguma informação.

    Pronto! Agora você viu 6 sinais de como saber se um site é seguro e pode navegar com mais cautela e domínio na internet, sabendo identificar pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença na sua experiência online e evitar problemas.

     

     

    Você precisa de especialistas em SEO para gerenciar as suas estratégia de performance? Entre em contato com a Readmore e saiba mais como podemos ajudar! 

    Leia também:

    Como evitar SPAM no seu site

    Os filtros de spam, através de diferentes critérios, filtram e-mails em massa indesejados e não solicitados, evitando que cheguem às caixas de entrada.  Basicamente, eles examinam e-mails nos mínimos detalhes para garantir

    Readmore »

    Inteligência artificial no marketing digital

    A internet sempre encontra um jeito de nos surpreender. Todos os dias é uma nova ferramenta, aplicativo ou algoritmo para facilitar ainda mais nossas vidas. Marketing Digital e Inteligência Artificial fazem parte desse universo em constante expansão. Quando falamos em Inteligência Artificial, qual a

    Readmore »
    readmore
    readmore
    readmore
    readmore
    readmore