

Marcelo Gurman
Head of Digital

O Inbound Commerce consiste em usar estratégias do Inbound Marketing, como a produção de conteúdo, para fazer um e-commerce vender mais!
O Inbound Commerce consiste em usar estratégias do Inbound Marketing, como a produção de conteúdo, para fazer um e-commerce vender mais!
Antes de entender o que é Inbound Commerce, vamos relembrar a definição de Inbound Marketing. O Inbound Marketing, ou marketing de atração, consiste em uma série de estratégias que, juntas, têm o objetivo de atrair e converter clientes.
Para isso, uma tática bastante usada é a produção de conteúdo relevante, que deve atrair os consumidores, sem que a empresa precise correr ativamente atrás deles. Esse conteúdo é distribuído em diversos canais — pode aparecer no Google, em redes sociais, no seu site. Assim, os consumidores encontram o seu negócio e se interessam por ele.
Quando tudo isso é aplicado a uma loja virtual, temos, então, o Inbound Commerce.
Quando falamos em Inbound Commerce, um conceito importante de ter em mente é o de jornada de compra, o caminho que um cliente percorre antes de fechar um negócio.
A jornada de compra tem 4 etapas:
Vamos pensar em um exemplo prático. Imagine que o seu smartphone está com problemas na bateria. Você pesquisa no Google e encontra, em um blog, algumas dicas para otimizar o funcionamento e melhorar a vida útil dela.
Nesse momento (aprendizado e descoberta), você não pensa em comprar um novo aparelho, mas busca uma solução. A partir dessa dúvida, um outro post do mesmo blog chama a sua atenção ao falar sobre as características que um smartphone precisa possuir para manter a bateria e, ainda, proporcionar melhor aproveitamento dos principais aplicativos. Agora você reconheceu um problema.
A partir dessa ideia, você pensa em comprar um novo aparelho e inicia a busca por comparações e diferenciais para encontrar o produto ideal (consideração da solução).
Nesse momento, você já escolheu o melhor para a sua necessidade e iniciou a pesquisa de preços, ou seja, o momento da decisão de compra. Em um ecommerce, o valor, o desconto, o frete e até mesmo condições de pagamento são decisivos para diferenciar a sua loja online.
Ficou mais fácil entender esse cenário? É preciso nutrir os consumidores que estão aprendendo, identificando o problema e considerando as soluções antes de focar apenas na etapa final do processo. Isso porque boa parte deles pode ainda não estar pronta para colocar os produtos no carrinho.
Com a jornada de compra em mente, é preciso falar também sobre funil de vendas. As etapas do funil estão relacionadas às da jornada de compra.
O funil de vendas é um modelo estratégico que mostra cada etapa seguida pelo consumidor, até efetuar a compra. Esse processo consiste em acompanhar o cliente a partir do momento em que ele toma conhecimento de uma solução vendida pela sua empresa até o fechamento do negócio.
Em cada estágio do funil, é preciso pensar em estratégias voltadas para os potenciais clientes que se encontram naquele momento da jornada.
O funil de vendas possui 3 camadas:
Ter o conceito do funil em mente e implantá-lo dentro de um processo de Inbound Commerce é o que resulta na ampliação de resultados. Uma vez que você entende o que o usuário está buscando, quais são suas dores, em qual momento ele desperta interesse pela sua empresa, você terá meios para convencê-lo a comprar.
Como falamos, o Inbound Commerce consiste em um conjunto de estratégias de marketing em que seus esforços são direcionados para que os clientes venham até você, ao invés de você ir até eles.
Partindo desse ponto, é necessário que o seu e-commerce tenha uma estratégia de conteúdo para atrair os consumidores que ainda estão nas primeiras fases do processo de compra, ou seja, que estão pesquisando, mas não tomaram a decisão.
Para isso, são criados mecanismos de conversão para atrair esses usuários que não estão prontos para fechar o pedido.
Veja 5 dicas de como atrair clientes usando o Inbound Commerce:
O Inbound Commerce é uma maneira de conquistar seus clientes para que seu negócio gere valor para todos aqueles que acompanham seu trabalho. Ele oferece mecanismos para você cativar sua audiência.
O primeiro passo é definir seu público-alvo. Identifique do que gosta, como age, como se comporta, o que lê, qual a idade, onde mora etc. A partir dessas informações, produza materiais para encantar seu público e fazer a venda de forma natural.
Listamos aqui algumas ideias de materiais que você poderá produzir para fortalecer sua marca e, consequentemente, aumentar as vendas do seu e-commerce. Eles devem ser voltados para cada etapa do funil de vendas, como falamos no tópico anterior.
Uma das melhores estratégias para promover sua loja virtual é ter um blog vinculado a ela. Afinal, as pessoas estão buscando informações relacionadas ao produto antes mesmo de escolher a marca.
O blog dá a oportunidade de atrair a atenção de seu público e gerar novas vendas, mas para isso é necessário que você tenha uma estratégia de Inbound Marketing para saber qual é o público-alvo de seu e-commerce e qual é o conteúdo mais adequado para ele em cada momento específico.
Para estar bem posicionado quando uma pessoa buscar por um termo relacionado ao seu negócio, é necessário conhecer e implementar estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que é um conjunto de processos que visa aumentar a sua relevância junto aos buscadores, através de melhorias no conteúdo e na arquitetura ou código de seu site.
Além do blog, outra estratégia é fazer uso de Landing Pages otimizadas para conversão. O objetivo dessas páginas é que o usuário realize uma ação, que pode ser clicar em um botão, assistir a um vídeo, cadastrar seu endereço de email etc.
Para que sua Landing Page tenha uma alta taxa de conversão, você deve:
O Call-to-Action, aliás, é o ponto chave da Landing Page: ele que fará o usuário tomar a decisão de realizar a conversão. Por isso, na hora de definir as chamadas para a ação, atente para:
Use uma ferramenta para gerenciar seus Leads, automatizar fluxos de email e produzir Landing Pages. A ferramenta de automação permite que você defina uma série de emails que serão enviados para as pessoas que fizeram cadastro em seu site.
Esse fluxo de emails irá aproximá-lo do seu público, pois se trata de um recurso que visa nutrir e qualificar os Leads como forma de prepará-los para a compra de um produto ou adesão de um serviço, tudo no momento mais apropriado.
A automação permite que você envie emails do tipo “olá, vi que você não abriu o último email que te enviei” ou ainda “vi que você baixou o eBook X, gostaria de saber se ficou com alguma dúvida”. Por isso, não deixe de implementar o fluxo de emails em seu negócio, afinal, isso lhe poupará tempo e dinheiro.
A definição do fluxo de emails é muito particular, ou seja, cada e-commerce sabe a melhor maneira de nutrir seus Leads, os melhores conteúdos para enviar e os produtos ou serviços que devem ser promovidos.
Um problema que aflige a maioria das pessoas que possuem um e-commerce é o abandono do carrinho de compra. Os motivos mais comuns para a desistência da compra são:
Para resolver esse problema, faça os ajustes dos itens que mencionamos acima e implemente a automação de marketing para interagir com aqueles que desistiram da compra.
Através de uma ferramenta para gerenciar seus Leads, você saberá se há uma pessoa logada em seu e-commerce que está demonstrando interesse por algum produto, se ela está simplesmente visitando a página desse produto ou se está colocando-o no carrinho de compra. Assim, você poderá “marcar” esse usuário em seu banco de dados.
Uma vez que esse usuário estiver marcado, você conseguirá enviar emails automáticos para ele, incentivando-o a realizar a compra ou oferecendo ajuda para esclarecer eventuais dúvidas que o tenham impedido de comprar.
Outra forma de aumentar o número de vendas de sua loja virtual, é realizar o trabalho com produtos relacionados ao que o seu cliente já adquiriu. Você pode automatizar esse processo, enviando periodicamente ofertas relacionadas por email.
Automatize também a coleta de review de produtos e depoimentos. Alguns dias após a transportadora confirmar a entrega do produto ao seu cliente, dispare um email automático para ele, perguntando se ele gostou do produto e convide-o a deixar um depoimento em sua página.
Isso aumentará o engajamento do seu cliente com a sua loja virtual. Depoimentos são importantes para estimular outras pessoas a realizarem uma compra a partir do seu e-commerce.
Ainda que você crie toda uma estrutura perfeita para a sua loja virtual, você precisará atrair pessoas. Hoje em dia, segmentamos os principais canais de tráfego em orgânico e pago. A distinção entre eles é bem simples: no orgânico, não precisamos pagar nada para receber um clique ou visita de uma pessoa. Já no pago, precisamos realizar um investimento para atrair pessoas e receber visitantes interessados no que anunciamos.
Para o tráfego pago, o mais utilizado pelas lojas virtuais é o Google Ads, que permite vários formatos dentro da sua rede de anúncios.
Podemos, por meio da plataforma do Google, anunciar por palavra-chave, quando se está no mecanismo de busca, exibindo informações de um produto, o conhecido Google Shopping, que é um dos grandes fechadores de novas conversões, pois quando um usuário pesquisa no Google pelo nome de um produto, ele provavelmente quer ver o valor e saber onde comprar este produto.
O Facebook Ads é também um canal de aquisição muito comum em lojas virtuais. Nesse caso, é importante focar em duas etapas para divulgar uma loja virtual:
O remarketing é uma forma de publicidade utilizada para reforçar a lembrança de produtos que não foram adquiridos em visita ao site. Depois que o usuário deixou a página, um anúncio será disparado para exibir o item nos espaços de banner de outros sites. A ideia do remarketing para e-commerces está baseada em “perseguir” o usuário com produtos.
Não se esqueça das mídias sociais! Seu e-commerce precisa aparecer onde as pessoas estão em busca de respostas, opiniões e sugestões sobre o que comprar. Portanto, aproveite para fortalecer sua presença online.
Comece monitorando as grandes redes, como Facebook, Twitter e Instagram e descubra o que a sua audiência gostaria de saber. Utilize suas redes sociais para interagir com seu público e sempre que possível indique artigos do seu blog, eBooks, webinars etc. a fim de converter usuários em Leads.
Para finalizar, você deve garantir que os diferentes passos e pontos de contato com seus futuros clientes estejam monitorados para que seja possível medir e otimizar os resultados alcançados.
O primeiro passo é identificar a métrica correspondente a cada ponto de contato da jornada do consumidor, métrica essa que poderá ser usada como KPI (indicador de performance) deste ponto de contato. Os 3 pontos de contato mais comuns são:
Lembramos que, quanto mais complexos forem os processos que englobam sua loja virtual (cadastro, troca, etiquetagem, controle de estoque, controle de fluxo de caixa, entrega, faturamento etc.), mais complicado torna-se administrar tudo isso sem cometer erros que podem resultar na insatisfação do seu cliente.
O comércio entre empresas no meio online traz vantagens para distribuidores e fornecedores, dinamiza relações, ganha tempo e aumenta a produtividade. Como o B2B costuma ter uma jornada de compra maior, essa é a oportunidade perfeita para o Inbound agir no e-commerce para geração de Leads qualificados.
No B2B, as compras por impulso são quase inexistentes. Isso significa que é preciso levar o consumidor entre os estágios até a venda, ainda que de uma forma mais rápida considerando o meio online. Aplicar o Inbound Commerce no B2B é a melhor forma de estabelecer autoridade no setor, garantir bons Leads e encaminhá-los até a compra.
O Inbound Commerce irá estabelecer sua identidade e posicionamento no e-commerce B2B com ações pontuais e resultados reais. Mas como?
Quantas vendas você quer alcançar em um mês? Qual faturamento? Qual taxa de conversão? Quantos Leads quer conseguir? Qual ROI deseja atingir?
Dê um número, saiba a forma de medir para o seu negócio e determine um prazo.
Não esqueça que o Inbound não acontece do dia para a noite: ele se trata de criar autoridade ao longo do tempo com tarefas contínuas e objetivas.
É a partir da definição do público ou da persona que você saberá qual voz deverá dar à sua marca, quais palavras irá utilizar, qual impressão causará com sua marca.
Também a partir dessa definição será possível criar mensagens personalizadas, com informações claras para as principais dúvidas do nicho.
A partir da publicação de conteúdos relevantes para o seu público, é possível tornar-se autoridade em seu setor de atuação.
Para o B2B, esse ponto é o mais interessante. Isso porque as compras no B2B são menos baseadas em preço e mais em qualidade, relevância ou relacionamento.
A busca por fornecedores é mais especializada e leva mais em conta o entendimento da empresa sobre o assunto.
Com um SEO bem realizado, conteúdos bem posicionados e palavras-chave relevantes indexadas, sua empresa pode ser encontrada como líder do mercado no meio online.
No e-commerce B2B, o cliente terá mais tempo para passar pelas fases de reconhecimento, consideração e decisão, já que realiza pesquisas mais aprofundadas. Tenha ações automatizadas e meios de conversão para ele em todas as etapas.
Prepare conteúdos para apresentar os principais problemas do seu público na fase de reconhecimento, indique materiais para solucionar estes problemas por meio do seu produto na fase de consideração e apresente de forma detalhada a sua solução na fase de decisão de compra.
Depois da conversão vem outra etapa muito importante para o e-commerce B2B: a fidelização. O B2B, em grande parte das vezes, possui clientes mais duradouros, que procuram por fornecedores com os quais possam criar um relacionamento mais longo.
Isso significa que você deve possuir um suporte ativo para clientes atuais e estratégias eficientes de fidelização.
Mantenha um contato constante trazendo valor para quem já está ao seu lado e perceba o quanto o Inbound Commerce é valioso para o seu negócio.
Somos uma agência de marketing digital e SEO que reúne diversas soluções de marketing em uma única empresa, gerenciando diversos tipos de estratégias.
Apresentamos propostas comerciais personalizadas de acordo com a necessidade da sua empresa.
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