Evolução do marketing digital no Brasil

A publicidade digital no Brasil consolida-se como o modelo de mídia que mudou o mercado. 

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Marketing Digital é o modelo de comunicação que mais cresce na área de propaganda. Segundo uma pesquisa da IAB Brasil, o segmento online cresceu mais de 25% no ano de 2017. Além disso, a projeção para o ano de 2018/2019 é de que os investimentos continuem em ascensão.

Como resultado, estes números comprovam que a publicidade digital consolida-se como o modelo de mídia que mudou o mercado. 

Isto não é algo inesperado, porque os custos para anunciar na internet, além da capacidade de monitoramento de dados, são melhores.

Estas mudanças na comunicação vêm acontecendo há algum tempo. As mídias tradicionais estão perdendo espaço para os formatos digitais.

Assim, muitos anunciantes da televisão, rádio e revistas têm refeito os seus planos de ação: o objetivo é focarem, em maior escala, no online.

Agora, que foi possível entender como o mercado está no momento, deixe-nos fazer uma pergunta: você lembra como era o marketing na web há 10 anos atrás? Sabe como ele evoluiu neste longo período?

A fim de relembrar as plataformas antigas e, também, demonstrar como muita coisa mudou, iremos relatar alguns pontos interessantes. Portanto, fique ligado(a) neste texto e acompanhe maiores informações.

Marketing Digital – Como tudo começou?

Para falar sobre 10 anos atrás, vale a pena relembrar como tudo começou. Assim, precisamos destacar o início do percurso da web.

A Internet foi criada em 1969, no auge da Guerra Fria. Desenvolvida com objetivos militares, a sua meta era manter seguras as comunicações das tropas dos EUA, caso um ataque inimigo atingisse os equipamentos.

Apesar de ser antiga, a sua popularização ocorreu apenas nos anos 90. Assim, com a invenção da World Wide Web (que permitiu a criação de sites dinâmicos e interessantes), a conexão para a rede mundial de computadores começou a ser comercializada para o público em geral.

Como resultado, com esta novidade, também surgiu a necessidade de uso deste espaço para anúncios e publicidadesFoi assim, que o marketing digital teve o seu caminho iniciado!

Nos primeiros anos, a propaganda digital era composta, quase em sua totalidade, por: banners em sites e emails marketing.

Porém, em 2009, a situação já era bem diferente e este nicho de mercado tinha mudado em alguns pontos.

 

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Marketing Online há 10 anos no Brasil

Neste tópico, faremos uma volta ao período em destaque, para relembrar como eram as estratégias e as plataformas há uma década atrás!

Apesar de ter se passado um longo tempo, diversas práticas (ainda hoje) são muito úteis. Assim, um caso que vale ser destacado é o email marketing!

Nesta época de 2009, o e-mail marketing tinha o principal objetivo de enviar informações, notícias e novidades para os clientes. Atualmente, apesar de ainda realizar estas ações, o foco mudou e tornou-se primordial nas estratégias de captação, fidelização e retenção de clientes.

Um exemplo são as Campanhas de Inbound Marketing. Nelas, o papel do email é preparar o consumidor para a compra, levando-o do estágio de desconhecimento do problema, até a entrega da solução perfeita!

Outro exemplo, o qual precisa ser lembrado, são as Mídias SociaisHá 10 anos, a principal rede social era o Orkut. Esta rede chegou a contar com mais de 30 milhões de usuários no Brasil e tinha como destaque as famosas “comunidades”, que reuniam as pessoas por interesses mútuos.

Na época, as agências começaram a atuar com a Gestão de Redes Sociais. Assim, focavam em posts de imagens e no contato direto com os usuários (a fim de divulgar a sua marca, produtos e serviços).

Hoje em dia, uma boa Gestão de Mídias Sociais envolve uma produção de conteúdo contínuo (textos do blog, vídeos e imagens), além de anúncios nos links patrocinados e o monitoramento dos dados! Como resultado, todo este projeto é muito mais complexo e estruturado.

Curiosidade:

Diferente de uma década atrás, o alcance dos posts nas mídias sociais (como o Facebook) diminuiu muito: assim, o uso dos anúncios pagos e um bom planejamento para realizar as atividades tornou-se crucial, a fim de manter as marcas atuantes nestes ambientes.

Finalmente, chegamos a Criação de Site. No final da década passada, estas plataformas eram o principal meio de acesso do usuário a web. Além disso, devido a dificuldade de encontrar uma ferramenta online para desenvolver um bom website, muitas organizações o construíam do zero, investindo um valor financeiro altíssimo.

Nos dias de hoje, existem várias formas de construir a sua página na web, que priorizam o posicionamento orgânico no Google (SEO) e, também, uma rápida acessibilidade aos links internos. A mais famosa é através da utilização da plataforma WordPress!

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