Impactos que o PIX gerou para o e-commerce

Nesse novo meio de pagamentos criado pelo Banco Central do Brasil. Imagine como a agilidade e a disponibilidade do Pix, podem impactar o e-commerce.

Impactos que o PIX gerou para o e-commerce

Nesse novo meio de pagamentos criado pelo Banco Central do Brasil. Imagine como a agilidade e a disponibilidade do Pix, podem impactar o e-commerce.

Receba dicas de ouro em SEO

Assine nossa newsletter e receba dicas sobre marketing digital,
criação de sites, e-commerces e SEO.

Join Us!

Subcribe our newsletter and stay up to date about the company

O que é o Pix ?

O Pix é o mais moderno meio de pagamento, que permitirá a transferência de valores, em segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo fins de semana e feriados.

O pagamento instantâneo brasileiro será lançado, oficialmente, em novembro. Mas já é possível elencar suas principais vantagens e prever quais serão seus primeiros impactos no e-commerce

Quais as vantagens do Pix?

Disponível

Além da redução do tempo de espera do recebimento, o pagamento instantâneo também terá alta disponibilidade. Isso quer dizer que será possível realizar e receber pagamentos 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias no ano — incluindo fins de semana e feriados.

O Pix, ao contrário da TED e do DOC, foi pensado para estar disponível o tempo inteiro, durante todo o ano. 

Prático e Tecnológico

O pagamento instantâneo é prático e tecnológico! Tudo acontece ao alcance das mãos, com poucos cliques, pelo smartphone.

Além de uma conta digital em qualquer instituição financeira ou de pagamento, o celular será tudo o que precisaremos para realizarmos um Pix. 

Democrático 

Onde há troca de valores, pode haver pagamento instantâneo. Isso quer dizer que o Pix é compatível com todos os modelos de negócio: dos mais conservadores aos mais inovadores.

A instantaneidade do mais moderno meio de pagamentos atende a negócios que necessitam de extrema agilidade, como em um supermercado, que requer uma troca rápida de valores. 

O pagamento instantâneo também se encaixa em empreendimentos que precisam operar sem pausas, como o e-commerce, que está on-line e disponível 24 horas. Por isso, a disponibilidade do Pix, nesse caso, também não será uma preocupação.  

Aberto 

O Pix também possui uma estrutura de ampla participação. Isso quer dizer será possível efetuar um pagamento instantâneo entre instituições diferentes.

Além disso, o novo arranjo disponibiliza diversos modelos de transação  o que deixa o sistema ainda mais democrático. Acompanhe as possibilidades: 

  • Transações P2P  

A sigla P2P é utilizada para fazer referência à expressão person to person. Ou seja: transações realizadas entre pessoas físicas.

  • Transações P2B

Nesse caso, a sigla P2B é usada para definir as transações entre pessoas e empresas. A categoria inclui, também, o comércio eletrônico.

  • Transações B2B

B2B abrange as transferências que poderão ocorrer entre empresas diferentes. Quer um exemplo? Quando uma empresa realizar o pagamento de um serviço prestado por um fornecedor, ela poderá utilizar o pagamento instantâneo Pix.

  • Transações P2G e B2G

Nessa categoria, entram as transferências que envolvem órgãos do governo. Elas podem ser de uma pessoa física para um órgão (P2G), como a quitação de um imposto, ou de uma empresa para o governo (B2G), por exemplo.

  • Transações G2P e G2B

Aqui entram pagamentos de salários e benefícios sociais feitos pelo governo para pessoa física (G2P). Além disso, será possível realizar o pagamento de convênios ou outros serviços feitos pelo governo para uma empresa (G2B).

Como fazer um Pix?

O Pix pode ser realizado de até três formas. As principais características do pagamento instantâneo, que são praticidade, agilidade e disponibilidade, estão presentes em todas elas. 

QR Code 

O pagamento instantâneo pode ser feito via leitura do QR Code. Para o pagador, a transação será efetuada via leitura do código, pela câmera do smartphone.

No caso do recebedor, o código QR poderá ser precificado e disponibilizado a clientes, fornecedores ou a amigos, por exemplo.

Inserção manual de dados 

Caso o desejo seja realizar uma transferência, a inserção manual dos dados também é permitida. Os dados do recebedor serão preenchidos manualmente.

Esse modelo se assemelha muito ao que já fazemos, hoje, nas transações tradicionais, como TED e DOC. 

Chave de endereçamento (Chaves Pix)

Nesse caso, a transação será iniciada com a inserção de uma das 4 chavesPix: o número do celular, e-mail, CPF/CNPJ, chave aleatória.

As chaves funcionam como uma espécie de apelido para que, ao inseri-las, a transação seja iniciada, dispensando, assim, o preenchimento de outros dados. 

 

Oi 👋 é um prazer te conhecer.

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os meses.

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Quais os impactos do pagamento instantâneo (Pix) no e-commerce?

Mais agilidade nas entregas 

Fazer uma transação instantânea é tão rápido quanto tirar o dinheiro do bolso — para pagadores e recebedores.

Essa agilidade, que experimentávamos apenas no ambiente off-line, estará, a partir de novembro, disponível no mercado virtual graças ao pagamento instantâneo.

O Pix vai alterar positivamente a dinâmica de todos os atores que participam do fluxo de compras do e-commerce — clientes, lojistas, fornecedores, transportadores. 

Afinal, a instantaneidade do pagamento influencia diretamente na velocidade de confirmação e compensação do valor da compra. Dessa forma, o envio do produto também poderá ser iniciado em menor tempo. 

Mais formas de pagamento disponíveis 

Temos disponíveis, hoje, o cartão de crédito e o boleto bancário como as formas de pagamento mais populares na maioria dos e-commerces.

Aqui, então, o pagamento instantâneo será inserido como mais uma opção de cobrança para clientes e empreendedores.

O Pix será uma alternativa mais rápida que o boleto — que pode ter um prazo de compensação de até 72h -, e uma nova possibilidade para aqueles que não possuem o cartão de crédito. 

Fluxos de informação mais seguros 

O Pix, por ser um meio de pagamento criado e gerido pelo Bacen, oferece a segurança necessária para pagadores e recebedores. Para os e-commerces, o risco das operações pode diminuir, uma vez que fraudes e autofraudes ficam em maior evidência.

As transações eletrônicas do pagamento instantâneo conseguem, com eficiência, carregar informações complementares às atividades de compra e venda. Dessa forma, os e-commerces também ganham um aliado em potencial na coleta de dados. 

Mais economia 

Além de todas as vantagens que já citamos até aqui, o Pix também será mais econômico para os e-commerces. O pagamento instantâneo trabalha com pequenas tarifas porque necessita de menos atores para operarem no fluxo das transações. 

Dessa forma, devido à estrutura flexível e simples, o Pix permitirá a abertura do mercado para um maior número de prestadores de serviço. Esse cenário, então, faz com que o custo de implementação do novo arranjo seja mais baixo. 

Melhor fluxo de caixa 

O faturamento eletrônico pode proporcionar mais controle do fluxo de caixa. Isso é possível porque as transações realizadas via Pix são registradas eletronicamente

Como implementar o Pix em um e-commerce?  

Para o e-commerce que deseja oferecer o pagamento instantâneo, ter como aliada uma instituição de pagamentos é essencial. Empresas autorizadas pelo Banco Central, que participam diretamente do PIX, podem conectar outras empresa ao novo arranjo! 

Se você é dono ou dona de um e-commerce e ficou interessado (a) em disponibilizar o mais moderno meio de pagamentos no seu negócio? Comece já as soluções disponíveis e os benefícios que cada instituição pode trazer para o seu e-commerce.

Readmore

Somos uma agência de marketing digital e SEO que reúne diversas soluções de marketing em uma única empresa, gerenciando diversos tipos de estratégias.

Categorias

Solicite um Orçamento

Apresentamos propostas comerciais personalizadas de acordo com a necessidade da sua empresa.

Desde a criação de sites às estratégias de marketing digital focadas em performance. Aumente sua visibilidade e gere resultados!

Mais Lidos

Como podemos ajudar

Fale sobre o seu projeto!

Converse com um de nossos especialistas em criação de sites e SEO para identificar qual a melhor solução de marketing para a sua empresa.

criação de sites
Insights e Dados

Veja nosso alcançe!

A Readmore é uma agência de marketing digital que aplica estratégias e técnicas de SEO com objetivo de aumentar a conversão e promover uma ótima experiência.

Veja os dados e compare os resultados!

0%
Nota de Otimização
0M+
Tráfego Gerado
0K+
Keywords Monitoradas
0+
Sites Criados
criação de sites
Insights e Dados

Veja nosso alcançe!

A Readmore é uma agência de marketing digital que aplica estratégias e técnicas de SEO com objetivo de aumentar a conversão e promover uma ótima experiência.

Veja os dados e compare os resultados!

0%
Nota de Otimização
0M+
Tráfego Gerado
0K+
Keywords
0+
Sites Criados
clientes e parceiros

Falam de nós por aí ❤️

Agência de Marketing Digital e SEO
Agência de Marketing Digital e SEO
"Serviço impecável! Aumentou o tráfego orgânico de forma incrível, por um preço justo e sempre com uma equipe parceira e solícita."
criação de sites

Marcelo Gurman

Head of Digital
"Resultados rápidos e expressivos, com feedbacks constantes e bem claros. Comprovadamente um serviço prestado por especialistas. Recomendo!"
agência de marketing digital

Marcio Santos

Diretor

Dark

Light

Dark

Light