O que deve conter na página inicial de um site?

A página inicial de um site quem dá o tom para o tipo de interação que ocorrerá. Se a primeira impressão não for das melhores...

Quem garante retorno ou indicação?

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As páginas iniciais são os cartões de visita de um site e, portanto, influenciam diretamente na permanência dos visitantes. Exceto quando alguém acessa a página através de um mecanismo de busca ou postagem nas redes sociais, a home é a primeira coisa que a pessoa visualiza.

Logo, é a página inicial de um site quem dá o tom para o tipo de interação que ocorrerá. Mesmo que você tenha um blog incrível ou um serviço exclusivo, se a primeira impressão não for das melhores, os visitantes ficarão desmotivados para continuar.

Imagine que você possui uma loja física. Para que o primeiro contato seja eficiente, é essencial pensar em uma vitrine atraente e treinar seus vendedores.

Trazendo para o mundo virtual, a página inicial de um site deve surtir o mesmo efeito. Ela deve ser clara, intuitiva e demonstrar o tipo de produto e serviço que oferece. Além disso, precisa orientar o visitante para a área que está procurando, permitindo que eles possam navegar sozinhos.

Sem isso, é difícil saber o que a página oferece ou mesmo ter certeza de estar no local certo. Consequentemente, o tempo de permanência pode reduzir, assim como as chances de efetuar uma venda.

Os 3 erros mais comuns cometidos na página inicial de um site

1 – Apresentar muita informação logo no início

Para criar um site de sucesso, é essencial seguir o lema “menos é mais”. Ter muito texto e imagens na página inicial pode prejudicar a sua taxa de conversão. Isso porque o excesso de informação pode deixar os visitantes do seu site confuso, preferindo procurar outra página similar.

Na hora de pensar no design, portanto, prefira utilizar somente conteúdos relevantes e que transmitam mensagens eficientes sobre a marca. Caso contrário, eles estarão ali apenas para distrair os usuários.

2 – Incluir muitas CTAs

A Call to Action (ou “Chamada para Ação”) é um recurso importante, pois leva o visitante a realizar ações dentro do site. Quando não apresenta objetivos claros ou é utilizada em excesso, pode prejudicar a conversão, visto que o cliente fica sem saber ao certo como agir.

Lembre-se que a CTA é o meio do caminho entre a rejeição e a venda. Portanto, utilize-a com cautela e eficiência!

3 – Página inicial carregando lentamente

Durante o processo de criação de site, lembre-se de garantir que a página de entrada está carregando rapidamente. Além de ser uma exigência dos usuários, a velocidade é um dos critérios avaliados pelo Google na hora de realizar o ranqueamento.

Logo, páginas lentas afastam os usuários, prejudicam as vendas e, ainda, são vistas como irrelevantes pelos mecanismos de busca.

 

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Os 10 elementos que não podem faltar dentro da página inicial

1 – A sua marca

Geralmente, ele fica disposto no canto superior esquerdo e, sempre que clicado, direciona para a home. Esse é um detalhe essencial em qualquer projeto web.

2 – O que a sua empresa oferece

Os visitantes do site devem saber exatamente o que você oferece assim que acessam a página inicial. Caso eles tenham que procurar por essas informações, podem perder o interesse (e você uma venda).

3 – Menu de navegação simples e objetivo

Ao criar um site, desenvolva um menu de navegação simples e objetivo, focando naquilo que é essencial. Evite adicionar muitos links, pois, como já dissemos, o excesso de informação leva à confusão.

4 – Equilibrar a quantidade de conteúdos

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Amigabilidade e Usabilidade, a linha de conteúdo deve conter entre 40 e 60 caracteres para que a leitura não seja nem muito curta nem longa demais.

Dependendo do layout escolhido, é preciso, ainda, ficar atento à proporção entre a área de conteúdo e as barras laterais – para evitar a poluição visual.

5 – Chamadas internas

Uma dica útil para criar um site e torná-lo eficiente é adicionar chamadas para as páginas internas. Elas devem ser criativas e instigantes e direcionar para os ambientes mais importantes.

6 – Imagens que representem o seu negócio

Se o seu site é de salão de beleza, por exemplo, a primeira página deve conter imagens que representam o seu negócio, como fotos de penteados e dicas de coloração. A ideia é permitir que, à primeira vista, o visitante saiba exatamente onde ele se encontra.

7 – Link para as demais redes sociais da empresa

Uma forma de manter os clientes sempre conectados a sua marca é fornecendo os links para as suas demais contas já na página inicial do site. O WordPress, por exemplo, permite adicionar links de redes sociais como:

Facebook;

Twitter;

Pinterest;

LinkedIn.

8 – Espaço para cadastro de usuário

Um elemento essencial na página inicial de um site é o espaço que permite a inscrição de e-mail para recebimento de newsletter. Essa é uma maneira eficaz de incentivar a fidelidade do cliente. Uma dica é oferecer uma recompensa após o cadastro, como um desconto em uma futura compra.

9 – Tipografia consistente em toda a página

Foi-se o tempo em que a escolha de fontes se limitava a, em média, três opções. Com o surgimento do Google Fonts e Adobe Fonts, é possível escolher a tipografia que combina mais com o seu negócio.

Atenção: escolha uma ou duas fontes apenas e mantenha uma regularidade em todo o site. Caso contrário, a página pode ficar muito pesada e demorar para carregar.

10 – Caixa de busca

Os mecanismos de busca são muito úteis quando o site já possui bastante conteúdo, como no caso do e-commerce. Geralmente, essa caixa é adicionada no canto superior direito dos sites e possui um tamanho suficiente para o usuário digitar algumas palavras-chave – facilitando a obtenção de resultados precisos.

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