

Marcelo Gurman
Head of Digital

A página inicial de um site quem dá o tom para o tipo de interação que ocorrerá. Se a primeira impressão não for das melhores...
Quem garante retorno ou indicação?
A página inicial de um site quem dá o tom para o tipo de interação que ocorrerá. Se a primeira impressão não for das melhores...
Quem garante retorno ou indicação?
As páginas iniciais são os cartões de visita de um site e, portanto, influenciam diretamente na permanência dos visitantes. Exceto quando alguém acessa a página através de um mecanismo de busca ou postagem nas redes sociais, a home é a primeira coisa que a pessoa visualiza.
Logo, é a página inicial de um site quem dá o tom para o tipo de interação que ocorrerá. Mesmo que você tenha um blog incrível ou um serviço exclusivo, se a primeira impressão não for das melhores, os visitantes ficarão desmotivados para continuar.
Imagine que você possui uma loja física. Para que o primeiro contato seja eficiente, é essencial pensar em uma vitrine atraente e treinar seus vendedores.
Trazendo para o mundo virtual, a página inicial de um site deve surtir o mesmo efeito. Ela deve ser clara, intuitiva e demonstrar o tipo de produto e serviço que oferece. Além disso, precisa orientar o visitante para a área que está procurando, permitindo que eles possam navegar sozinhos.
Sem isso, é difícil saber o que a página oferece ou mesmo ter certeza de estar no local certo. Consequentemente, o tempo de permanência pode reduzir, assim como as chances de efetuar uma venda.
Para criar um site de sucesso, é essencial seguir o lema “menos é mais”. Ter muito texto e imagens na página inicial pode prejudicar a sua taxa de conversão. Isso porque o excesso de informação pode deixar os visitantes do seu site confuso, preferindo procurar outra página similar.
Na hora de pensar no design, portanto, prefira utilizar somente conteúdos relevantes e que transmitam mensagens eficientes sobre a marca. Caso contrário, eles estarão ali apenas para distrair os usuários.
A Call to Action (ou “Chamada para Ação”) é um recurso importante, pois leva o visitante a realizar ações dentro do site. Quando não apresenta objetivos claros ou é utilizada em excesso, pode prejudicar a conversão, visto que o cliente fica sem saber ao certo como agir.
Lembre-se que a CTA é o meio do caminho entre a rejeição e a venda. Portanto, utilize-a com cautela e eficiência!
Durante o processo de criação de site, lembre-se de garantir que a página de entrada está carregando rapidamente. Além de ser uma exigência dos usuários, a velocidade é um dos critérios avaliados pelo Google na hora de realizar o ranqueamento.
Logo, páginas lentas afastam os usuários, prejudicam as vendas e, ainda, são vistas como irrelevantes pelos mecanismos de busca.
Geralmente, ele fica disposto no canto superior esquerdo e, sempre que clicado, direciona para a home. Esse é um detalhe essencial em qualquer projeto web.
Os visitantes do site devem saber exatamente o que você oferece assim que acessam a página inicial. Caso eles tenham que procurar por essas informações, podem perder o interesse (e você uma venda).
Ao criar um site, desenvolva um menu de navegação simples e objetivo, focando naquilo que é essencial. Evite adicionar muitos links, pois, como já dissemos, o excesso de informação leva à confusão.
De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Amigabilidade e Usabilidade, a linha de conteúdo deve conter entre 40 e 60 caracteres para que a leitura não seja nem muito curta nem longa demais.
Dependendo do layout escolhido, é preciso, ainda, ficar atento à proporção entre a área de conteúdo e as barras laterais – para evitar a poluição visual.
Uma dica útil para criar um site e torná-lo eficiente é adicionar chamadas para as páginas internas. Elas devem ser criativas e instigantes e direcionar para os ambientes mais importantes.
Se o seu site é de salão de beleza, por exemplo, a primeira página deve conter imagens que representam o seu negócio, como fotos de penteados e dicas de coloração. A ideia é permitir que, à primeira vista, o visitante saiba exatamente onde ele se encontra.
Uma forma de manter os clientes sempre conectados a sua marca é fornecendo os links para as suas demais contas já na página inicial do site. O WordPress, por exemplo, permite adicionar links de redes sociais como:
Um elemento essencial na página inicial de um site é o espaço que permite a inscrição de e-mail para recebimento de newsletter. Essa é uma maneira eficaz de incentivar a fidelidade do cliente. Uma dica é oferecer uma recompensa após o cadastro, como um desconto em uma futura compra.
Foi-se o tempo em que a escolha de fontes se limitava a, em média, três opções. Com o surgimento do Google Fonts e Adobe Fonts, é possível escolher a tipografia que combina mais com o seu negócio.
Atenção: escolha uma ou duas fontes apenas e mantenha uma regularidade em todo o site. Caso contrário, a página pode ficar muito pesada e demorar para carregar.
Os mecanismos de busca são muito úteis quando o site já possui bastante conteúdo, como no caso do e-commerce. Geralmente, essa caixa é adicionada no canto superior direito dos sites e possui um tamanho suficiente para o usuário digitar algumas palavras-chave – facilitando a obtenção de resultados precisos.
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