O que é Black Hat SEO?

O Black Hat SEO é um conjunto de estratégias de otimização de páginas com o objetivo de conquistar melhores posições nos motores de busca de uma forma rápida, mas eticamente questionável.

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O Black Hat SEO é um conjunto de estratégias de otimização de páginas com o objetivo de conquistar melhores posições nos motores de busca de uma forma rápida, mas eticamente questionável.

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Para gerar tráfego orgânico e conseguir uma posição melhor nas SERPs, as técnicas de SEO são muito utilizadas. Existem, porém, formas mais questionáveis — e pouco efetivas a longo prazo — de conseguir isso. Uma delas é o Black Hat SEO: um conjunto de ações para enganar os algoritmos do Google em busca de um melhor ranqueamento.

Assim como a utilização de palavras-chave correta, o aumento da autoridade de uma página e um link building eficiente fazem com que uma página se posicione entre os primeiros resultados em um mecanismo de busca, algumas pessoas passaram a burlar esse sistema e adotar práticas eticamente questionáveis em busca do mesmo objetivo.

As práticas de Black Hat SEO vão na direção oposta do que o Google recomenda, principalmente conteúdo de qualidade e experiência positiva do usuário. Essas técnicas miram exclusivamente o topo dos resultados de uma busca, colocando suas páginas a qualquer custo nas principais posições, com pouco — ou nenhum — planejamento.

Black Hat SEO representa qualquer ação que vise manipular as regras e melhores práticas estipuladas pelo Google – ou mesmo o Bing – em busca de um melhor ranqueamento. Os resultados podem ser relevantes e muitas vezes chegam rápido, porém, o preço a se pagar é alto e pode prejudicar definitivamente todo o seu trabalho de Marketing.

Qual a diferença entre White, Grey e Black Hat SEO?

Agora você já sabe o que é, mas talvez ainda não tenha entendido a razão desse nome, certo? O Black Hat (chapéu preto) é uma referência aos filmes de faroeste do passado, em que os vilões geralmente eram identificados pela cor do seu chapéu, enquanto os “mocinhos” utilizavam o acessório na cor branca.

Essa ideia, porém, não ficou restrita aos filmes sem cores do passado e é utilizada também dentro do Marketing Digital. Por isso, além do Black Hat SEO, existem também o White Hat e Grey Hat, ou seja, o chapéu branco e o cinza. O primeiro termo você já conhece, mas que tal saber mais sobre os outros dois?

White Hat SEO

As práticas que buscam otimizar o desempenho de uma página de acordo com as diretrizes e regras do Google são consideradas White Hat SEO. Ou seja, aquelas que colocam no usuário em primeiro lugar, como a produção de conteúdo relevante em blogs, engajamento nas redes sociais e até mesmo adoção de um design responsivo.

O chapéu branco é, portanto, dos “mocinhos” que tentam melhorar o desempenho e o ranqueamento das suas páginas da maneira correta, seguindo as regras do jogo e não prejudicando nenhum dos seus concorrentes. Simplesmente oferecendo a melhor experiência possível ao usuário dentro do seu plano de Marketing.

Grey Hat SEO

Você já ouviu falar da expressão zona cinzenta? Acontece quando uma situação ou determinada ação não é expressamente ruim ou boa, é algo duvidoso. O Grey Hat SEO, portanto, acontece quando uma prática para otimização de desempenho não é considera boa, porém, também não pode ser definida como ruim.

Representa um planejamento que costuma seguir as melhores práticas de SEO, mas acaba utilizando em situações específicas o Black Hat, em busca de algum resultado mais rápido. Muito comum, por exemplo, quando falamos no envio de email marketing sem permissão de recebimento ou comentários em posts visando link building.

Por que não fazer Black Hat?

A primeira razão para não utilizar o Black Hat SEO dentro da sua estratégia de Marketing de Conteúdo é simples: você não está pensando no usuário, ou seja, não está produzindo um material relevante para a sua persona. Dessa forma, você acaba sendo injusto com quem você tanto quer convencer a se tornar seu consumidor.

Além disso, você também não está sendo honesto com os seus concorrentes. Lógico, todos estão disputando a atenção e os recursos dos usuários, porém, é preciso jogar limpo e tentar superar os outros competidores com técnicas honestas e, principalmente, oferecendo um serviço e/ou produto superior para o cliente em potencial.

O Black Hat SEO pode até gerar retornos rapidamente, colocando, por exemplo, a sua marca entre os primeiros resultados em uma busca, porém, não faz isso oferecendo um conteúdo relevante para seus usuários. O que implica diretamente na linha do tempo: funciona a curto prazo e tem pouca relevância nos médio e longo prazos.

Sendo assim, se torna inviável planejar ações sólidas visando, por exemplo, a fidelização de clientes. Você pode até gerar mais tráfego, atraindo visitantes pela sua posição, mas não consegue construir um relacionamento sólido com os usuários, que tendem a não continuar em uma página após perceberem que o conteúdo não é tão relevante.

Consequentemente, a bounce rate (taxa de rejeição) tende a aumentar. Pense no seguinte exemplo: você clica em uma página justamente por aparecer entre os primeiros resultados, acessa e dá de cara com palavras-chave repetidas e um conteúdo pouco relevante ou atraente. O que você faz? Deixa esse site imediatamente.

Outro ponto importante a ser lembrando quando falamos em razões para não vestir o chapéu preto em busca de um melhor ranqueamento é o Google. Sim, o mecanismo de busca mais popular do mundo não aprova esse tipo de prática e, quando identifica, pode prejudicar todo o seu planejamento e ações de Marketing Digital de uma só vez.

 

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Como o Google penaliza o Black Hat SEO?

As penalidades que podem ser aplicadas pelo Google variam de peso. No entanto, as punições geralmente implicam em queda de posições no ranking, redução de PageRank, redução do tráfego de busca orgânica e restrição no posicionamento de novos conteúdos e publicações. Além das punições, há também a possibilidade de banimento.

Caso você tenha sofrido alguma punição que considere injusta, a única alternativa será a de otimizar o site com conteúdos de qualidade e atente-se às alterações que fizer. Assim, o Google vai remover a página de sua lista, considerando que você não usa normalmente práticas Black Hat, visto que leva-se em conta o site como um todo.

Ou seja, se não há um número significativo de irregularidades, o Google reconhece que foi um equívoco e volta atrás. No mais, a única alternativa para reverter uma punição é procurando identificar os problemas e imediatamente corrigi-los.

Quais as principais técnicas usadas

Antes de evitar uma prática ou ação, o primeiro passo é conhece-la. Por isso, separamos as principais técnicas de Black Hat SEO para que você saiba exatamente o que não deve fazer no trabalho de otimização de páginas. Confira!

Doorway Pages

São páginas que se caracterizam por utilizarem de palavras-chave otimizadas somente para garantirem o bom posicionamento. Quando a vítima acessa a página, ela é automaticamente redirecionada a outra página com conteúdos maliciosos.

Cloaking

É uma tática similar à citada anteriormente, porém, neste caso, o alvo direto não são os usuários, mas sim os robôs, ressaltados no terceiro tópico.

Os sites são otimizados para apresentarem aos indexadores um conteúdo diferente do que será apresentado ao usuário, ou seja, para os sites de busca é algo belo e para os usuários um transtorno; uma espécie de “bonitinha, mas ordinária”.

Link Wheels

Forma-se uma estrutura composta por um site principal — aquele que visa ser acessado — e outros sites criados somente para direcionarem o usuário ao site principal. Por exemplo, cria-se o site principal (A), alguns sites com links que apontem para o principal (B), sites que apontem para B (C) e assim por diante.

Com isso, o tráfego gerado sempre será constante de forma que o site principal seja eminente, o que muito pesa nos critérios do Google, fazendo com que o site principal sempre obtenha uma ótima posição no ranking.

Sneaky Redirects

A utilização dessa estratégia consiste em fazer com que os buscadores apontem que a página tenha determinado conteúdo, mas que o usuário se depare com outro bem diferente.

Há também casos em que um usuário de desktop é direcionado a uma página comum e o usuário mobile é redirecionado a uma página spam.

Link Farms

São websites cujo conteúdo nada mais é que links para outras páginas. Sendo assim, você cria backlinks e consegue, na teoria, aumentar a relevância do seu site. Em vez de perder tempo fazendo isso, é muito melhor produzir conteúdos relevantes e até mesmo investir, por exemplo, em Guest Posts.

Unrelated Keywords

As palavras-chave utilizadas na otimização são de grande relevância, porém o conteúdo da página não é condizente. Essas palavras-chave vão desde nomes de celebridades até memes/bordões da Internet.

Identificar isso é muito simples, pois não precisa ler muito do conteúdo para ver que as palavras são simplesmente encaixadas no texto sem o menor sentido. Muitas vezes elas são encontradas nos rodapés — e é muito fácil se deparar com isso, diga-se de passagem.

Spam em comentários

Quantas vezes você não viu comentários repetidos a exaustão em alguma das muitas redes sociais, blogs ou páginas? Isso serve para gerar backlinks, postando de forma automática, mas pouco ajuda, por exemplo, na criação de autoridade de uma página.

Conteúdo oculto

Muitas pessoas tentam burlar o Google com conteúdo oculto, utilizando a fonte no tamanho 0 ou a mesma cor do fundo, fazendo com que ele não apareça para o usuário ao acessar o site, porém, sendo contabilizado pelos mecanismos de busca.

Conteúdo duplicado

Copiar conteúdos pela Internet, além de ser moralmente questionável, é facilmente identificável pelo Google e passível de punição em caso de conteúdos de outros sites forem publicados em suas páginas repetidamente. Essa técnica acaba sendo pouco eficaz, pois o buscador acaba privilegiando a publicação mais antiga em seu ranqueamento.

Links pagos

Essa opção acaba saindo um pouco da esfera digital e pode ser feita no mundo físico também. Pagar para que um portal coloque o seu link em um conteúdo, por exemplo, é visto negativamente pelo Google. Porém, é algo mais difícil de ser detectado, mas é possível por meio da análise do sentido daquela linkagem.

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