

Marcelo Gurman
Head of Digital

O CTR ou taxa de clique indica a qualidade de anúncios e palavras-chave, e corresponde ao resultado da divisão do número de cliques nos ads pelo número impressões, podendo influenciar muito no SEO.
O CTR ou taxa de clique indica a qualidade de anúncios e palavras-chave, e corresponde ao resultado da divisão do número de cliques nos ads pelo número impressões, podendo influenciar muito no SEO.
Se você trabalha com marketing digital, provavelmente já ouviu falar na sigla CTR, Click Through Rate. Em bom português, o termo se refere a uma das métricas utilizadas para analisar o desempenho de palavras-chave e anúncios no Google Adwords ou Social Ads.
Estes links patrocinados oferecem ferramentas capazes de ajudar a mapear resultados em campanhas e ações, permitindo constante otimização de estratégias de comunicação. No entanto, a definição de CTR muitas vezes gera dúvidas quando o tema é SEO. Afinal, esta métrica pode afetar fatores de posicionamento? Entenda a definição do termo e saiba qual a sua importância na publicidade paga.
O Click Through Rate ou taxa de clique indica a qualidade de anúncios e palavras-chave, e corresponde ao resultado da divisão do número de cliques nos ads pelo número impressões, ou seja, das vezes que eles foram exibidos. Uma taxa de cliques baixa significa que poucos usuários clicam no anúncio, embora este seja visualizado. Exemplo: uma palavra-chave 60 cliques e 7 mil impressões, o CTR será de 1%.
Vale lembra que, ao analisar o CTR, é necessário segmentar os modelos de campanha, visto que o desempenho de uma publicidade na rede de pesquisa não é a mesma da rede de display. Não há um valor ideal de CTR% que seja parâmetro para eficiência de uma campanha: cada caso é um caso e tudo dependerá do investimento realizado e da meta a ser atingida. Quanto mais atrativo for o anúncio, mais cliques ele receberá e maior será a taxa de cliques.
O CTR implica no índice de qualidade (IQ) dos links patrocinados, bem como relevância do anúncio e da landing page. O IQ possui uma escala de 0 a 10 para ads anúncios conforme tais parâmetros. Assim, é possível reduzir o CPC (Custo por clique, também conhecido como PPC, pay per click).
O pay-per-click ou simplesmente PPC (custo por clique) consiste em anúncios localizados no topo da página dos mecanismos de busca, em destaque com uma faixa amarela. Em relação ao CTR, é preciso avaliar o PPC como uma espécie de arrecadação, uma vez que o pay per click quantifica quanto o anunciante para por cada clique, facilitando o cálculo de retorno do investimento (receita gerada pela campanha / investimento).
O PPC permite que você saiba exatamente quanto um clique custou de fato e quantas conversões foram geradas a partir da publicidade paga. Quanto menor o CPC de um anúncio, maior é o seu ROI.
Uma das maiores dúvidas em relação ao CTR é como esta métrica afeta campanhas de SEO. Na realidade, a taxa de cliques para SEO é calculada dividindo o número de cliques pelo número de impressões. Quando links patrocinados aparecem nos resultados do Google, significa que a impressão da campanha é positiva. Saiba quais são os fatores que tornam o CTR essencial para a otimização dos mecanismos de busca:
A classificação do site para uma determinada palavra-chave no Google é sujeita à quantidade de backlinks. Contudo, é preciso considerar que os mecanismos de busca também verificam votos dos buscadores, que são recebidos assim que o usuário clica no resultado para ir até o site de destino, conduzindo-o, assim, ao topo do ranking de uma palavra-chave específica.
Mesmo que o site esteja na primeira página, um CTR baixo pode fazer com que o domínio caia no ranking e vá para a segunda e terceira página do Google.
É possível analisar o comportamento de usuários que clicam nos seus anúncios nos resultados do mecanismo de pesquisa via CTR. Assim, é viável montar uma estratégia personalizada, atraindo o maior número de cliques possível.
Compreender diagnósticos, acompanhá-los e mensurá-los é indispensável para aprimorar campanhas e ações de marketing digital. A estratégia de links patrocinados, quando realizada corretamente, ainda é uma boa estratégia para empresas que desejam anunciar produtos e serviços a curto prazo.
Somos uma agência de marketing digital e SEO que reúne diversas soluções de marketing em uma única empresa, gerenciando diversos tipos de estratégias.
Apresentamos propostas comerciais personalizadas de acordo com a necessidade da sua empresa.
Desde a criação de sites às estratégias de marketing digital focadas em performance. Aumente sua visibilidade e gere resultados!
Converse com um de nossos especialistas em criação de sites e SEO para identificar qual a melhor solução de marketing para a sua empresa.
A Readmore é uma agência de marketing digital que aplica estratégias e técnicas de SEO com objetivo de aumentar a conversão e promover uma ótima experiência.
Veja os dados e compare os resultados!
A Readmore é uma agência de marketing digital que aplica estratégias e técnicas de SEO com objetivo de aumentar a conversão e promover uma ótima experiência.
Veja os dados e compare os resultados!
Dark
Light
Dark
Light