O que é Landing Page?

Landing Pages são páginas de um site com um foco principal: Conversão, focando apenas na oferta central oferecida por ela.

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Landing Pages, também conhecidas como página de destino, têm como foco principal a conversão dos visitantes. São páginas com poucos elementos e focadas em um apenas CTA principal, evitando distrações e garantindo a conversão desejada.

Imagine o seguinte cenário: você está atraindo milhões de visitas todos os meses para o seu blog e seu site, porém, não consegue levá-las para o próximo passo, que é continuar caminhando pelo funil de vendas em direção à compra.

Na teoria, todas essas visitas são ótimas, mas na prática elas não estão realmente impactando o seu negócio.

Para isso, são criadas páginas específicas, que deixam de lado elementos que possam distrair a atenção do usuário, como menu, excesso de texto ou outras informações que são dispensáveis dentro do objetivo que é: fazer com que o usuário realize uma ação.

No geral, dentro de uma estratégia de Marketing, essa ação é preencher um formulário em troca de algum conteúdo de mais valor — o que nós chamamos de materiais ricos —, como ebooks, infográficos, planilhas ou qualquer outro conteúdo que seja bom o suficiente a ponto de valer o fornecimento de seus dados.

Porém, uma Landing Page também pode conter uma oferta especial, a conclusão de uma compra ou qualquer outra ação que faça sentido dentro da sua estratégia.

Qual é a diferença entre Landing Page e site?

Apesar de algumas pessoas pensarem que ambos são sinônimos, existem diferenças entre Landing Page e site.

Conforme acabamos de explicar, a Landing Page tem a função de conversão em leads, enquanto o site oferece conteúdo relevante para o seu público.

Portanto, dentro da sua estratégia digital, é importante que o seu site tenha uma boa estrutura de SEO para que seja encontrado nos motores de busca. Por isso, uma boa dica é que a Landing Page seja divulgada em CTAs dentro do site para transformar os visitantes em leads.

 

A relação entre oportunidades de negócio e Landing Pages

Mas você pode estar pensando “Por que eu quero que os meus visitantes preencham esses formulários e realizem essas ações?”.

E a resposta é simples: gerar leads.

Leads são oportunidades de negócio para a sua empresa. Afinal, como dissemos lá no início, é muito bom gerar visitas, mas só visitas não fazem nenhum negócio crescer.

Por isso, munido de informações de contato do seu potencial cliente, como nome e email, você tem a chance de:

  • começar a construir um relacionamento mais próximo com ele, aumentando sua confiança e empatia;
  • entender exatamente quem são as pessoas que acessam os seus conteúdos e se elas têm realmente o perfil do seu cliente ideal;
  • munir o seu time de vendas de oportunidades que podem ser contactadas a qualquer momento, para finalmente realizar uma venda.

E muitas outras!

Logo, a conversão nas Landing Pages é uma excelente estratégia para encaminhar os seus visitantes até o próximo nível, seja de relacionamento, seja a própria compra.

Landing Pages são fundamentais para uma estratégia de Marketing

Sim, apesar de serem excelentes ferramentas de geração de leads, esse não é o único motivo pelo qual Landing Pages são essenciais em sua estratégia.

Além disso, elas também são responsáveis por:

Facilitar o seu Lead Scoring

Lead Scoring é uma maneira de priorizar os leads que são mais “quentes” dentro da sua estratégia, ou seja, que tem maior potencial.

Isso acontece por meio de pontos dados para cada contato de acordo com as ações realizadas por eles.

Desse modo, se o seu visitante tem uma conversão em um material de fundo de funil, ele possivelmente está mais pronto para a compra, e por isso deve ser priorizado pela sua equipe de vendas.

Com isso, você facilita o trabalho do seu time de vendas, otimiza a sua conversão aproveitando as melhores oportunidades e ainda constrói um bom histórico dos seus contatos munindo tanto os seus vendedores quanto o seu Marketing de informações valiosas.

E você só precisa de uma boa ferramenta de Landing Pages — falaremos disso mais adiante — e dar pontos para os conteúdos que mais fazem sentido dentro do seu funil.

Segmentar os seus contatos

Além disso, dependendo da conversão do seu contato em um determinado material ou da informação pedida no seu formulário você consegue segmentar melhor os seus contatos.

Se você atua, por exemplo, com mais de um produto — e, com isso, mais de uma persona — você pode distinguir essas pessoas através conversão na Landing Page.

Outra possibilidade é conseguir saber exatamente quem são as pessoas interagindo com você, especialmente para empresas que não atendem a um segmento ou porte de empresa definido. No caso de mercados B2B, definir, por exemplo, uma pessoa dentro da empresa cliente que é mais interessante para contato é outra saída.

Diminuir o seu custo de aquisição de clientes

Além disso, Landing Page são uma opção extremamente mais barata de geração de oportunidades para o seu negócio.

Imagine só outras maneiras de conseguir tantas informações, especialmente de pessoas que têm interesse em você. Seria necessário horas de ligações, centenas de entrevistas. Ou seja, coisas que dão muito trabalho e, consequentemente, custam bem mais!

Com uma boa divulgação e uma boa estratégia, uma única Landing Page pode ser o motor de todo o seu mês de vendas, gerando oportunidades suficientes para nutrir toda a sua equipe de vendedores e aumentando o seu potencial!

Os principais elementos de uma Landing Page

Bom, agora que você já sabe exatamente o que são e a importância das Landing Pages, é fundamental criar páginas que realmente atendam essa demanda: conversão.

Para isso, existem alguns elementos que são indispensáveis para uma Landing Page de sucesso. Vamos usar uma Landing Page de exemplo para que você consiga entender exatamente cada ponto.

Oferta

Afinal, as pessoas não vão simplesmente entrar em uma página do seu site ou blog e começar a preencher formulários com suas informações pessoais.

Por isso, você precisa ter em mente que a oferta de uma Landing Page precisa gerar muito valor para quem visita aquela página. Dessa forma, um conteúdo que elas encontrariam em algum blog, por exemplo, não é uma boa opção.

Por isso, pense fora da caixa, entenda exatamente quem é a sua persona e quais são as necessidades dela. Com isso você terá diversos insights de ofertas que podem realmente encantá-la a ponto de preencher o form só para ter acesso.

Falaremos um pouco mais sobre boas opções de oferta um pouco adiante. Mas, no caso do exemplo, é o material sobre o Google Analytics.

Título

Além disso, é fundamental deixar uma mensagem clara sobre o que está sendo oferecido na página, primeiro para que a pessoa se sinta interessada, e também para que ela não se sinta enganada e continue convertendo com você.

Dessa forma, pense em um título chamativo, simples, compreensível e que faça jus a sua oferta.

Deixe claro também o tipo de conteúdo que as pessoas vão encontrar ao preencher esse formulário: se é um ebook, uma consultoria, uma newsletter.

É muito frustrante preencher uma página achando que você vai encontrar um tipo de produto e, no final, receber outro que não era de seu interesse.

CTA

Outro ponto importante são os chamados Calls to Action, ou “CTAs”.

Eles são aqueles botões ou texto que convidam a pessoa a realizar a ação, geralmente com frases no imperativo como:

  • Baixe agora;
  • Acesse o conteúdo completo;
  • Receba o material;
  • Agende sua consultoria;

Esse é um exemplo de CTA que usamos aqui na Readmore:

 

 

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Descrição

Algumas pessoas dispensam essa etapa, mas, na prática, isso vai depender muito mais da sua persona do que de qualquer outra coisa.

Porém, caso você opte por uma descrição, é fundamental que ela passe uma mensagem, de maneira sucinta, sobre o objetivo da oferta e o valor que ela pode gerar para quem converter.

Veja como a descrição usada aqui é bem objetiva:

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E, se você não quiser usar, não tem problema: você só precisa deixar bem claro para o visitante o que está sendo ofertado.

Conteúdos visuais

Os conteúdos visuais, assim como o título e a descrição, ajudam o seu visitante a realmente compreender o que de fato está sendo ofertado na landing page, com algumas vantagens: são muito mais claros e atrativos que os elementos verbais.

Pense por um momento que você foi direcionado a uma LP e automaticamente um vídeo explicativo sobre o material do seu interesse começa a passar. Se ele for didático e de fácil compreensão, além de te poupar um bom tempo de leitura, é bem mais provável que você seja convertido.

Para ser mais exato, de acordo com um estudo da Eyeview, a chance de conversão nesse caso seria 80% vezes maior que em uma landing page comum.

Formulário

É a parte que mais te interessa não é mesmo?

Os formulários são outra parte muito importante de uma Landing Page, especialmente porque eles serão o “pagamento” que você receberá em troca daquela oferta.

Por isso, deixe claro todos os campos de preenchimento, facilite a vida de quem está realizando esse processo dando opções práticas de preenchimento — como campos suspensos, em que a pessoa só precisa escolher uma opção — e seja o mais breve possível.

Trouxemos também mais um exemplo retirado de uma LP já usadas para te ajudar a compreender como você pode desenvolver formulários capazes de extrair as informações mais essenciais para o seu negócio:

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Fique atento: cada novo campo de um form como esse é um empecilho no caminho da conversão do seu potencial cliente. Por isso você deve ser cauteloso.

Como saber quais informações eu devo pedir no meu formulário

Essa é possivelmente uma das perguntas que nós mais ouvimos. Afinal, o formulário tem que ser pequeno, mas nós queremos saber tudo sobre o visitante… e aí?

Nesse caso, a pergunta que você deve se fazer é: quais são as informações indispensáveis para que eu saiba se aquele visitante é mesmo um potencial cliente de qualidade?

Porque existem informações que você até gostaria de saber, mas que na prática são dispensáveis para que você tome alguma decisão sobre o futuro daquele lead.

E, por outro lado, se você não pede informações suficientes para entender isso, você estará perdendo uma grande oportunidade.

Algumas informações são padrão como:

  • nome – afinal você quer saber quem é a pessoa.
  • email – para ter um canal de contato com ela e poder fazer uma boa nutrição.

Fora isso, você terá que avaliar o seu modelo de negócio e as características que tornam uma pessoa um potencial cliente.

Se você é B2B, por exemplo, é importante saber o nome da empresa que o seu lead trabalha, para entender se eles tem ou não as características de um possível cliente, ou o cargo da pessoa, para saber se ela tem poder de tomada de decisão.

Se você é B2C, geralmente as informações de contato podem ser mais simples.

No geral, quanto mais complexo for o seu produto, maior valor agregado ele tiver e mais longo for o ciclo de compra, mais informações você poderá pedir, e mais valor deverá gerar com os seus conteúdos.

Já produtos de baixo custo, com venda em larga escala e fácil comercialização, no geral, podem ficar satisfeitos com menos dados.

 

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