Subir

O que é Link Building no SEO

O que é o Link Building?

Link Building é um conjunto de estratégias com o objetivo de construir links externos que apontam para determinado site, com a finalidade de influenciar e melhorar a popularidade dele nos mecanismos de busca, além de gerar tráfego.

Deve-se levar em consideração três pontos importantes no processo de link building: quantidade, qualidade e relevância para conquistar um melhor posicionamento no buscador. Um link serve como um voto. 

Quanto melhor for a origem do link, maior o valor que ele vai passar para o site apontado. Os votos possuem pesos diferentes de acordo com vários fatores.

Para analisar a evolução da construção de links para um site, é necessária a utilização de ferramentas especialmente desenhadas para este propósito. 

Essas informações são fornecidas com base em alguns sistemas, como Open Site Explorer e dos próprios buscadores como Bing e Google. 

É importante notar que pode existir uma quantidade indefinida de links adicionais apontados para o site, os quais não são capturados pelas ferramentas disponíveis no mercado.

PageRank

Índice de popularidade criado pelo Google, o qual atribui uma nota entre 0 e 10 para cada página do site. Este valor é calculado com base na quantidade de links e no PageRank de cada página de origem do link. Hoje em dia essa métrica não é mais utilizada pelos profissionais de SEO.

Autoridade do Domínio (Domain Authority)

Métrica criada pelo SEOmoz, que determina o potencial que determinada página tem de se posicionar bem, entre os resultados das buscas realizadas nos sites de busca. Leva em consideração elementos como diversidade de links, proporção de links follow e nofollow, qualidade e quantidade dos links de saída, entre outros;

Domínios Únicos

Em alguns casos, um único link no rodapé de um site pode gerar dezenas de links, mas esta pode ser uma visão distorcida, visto que nestes casos, o Google pode considerar como sendo apenas um link. Por isso é necessário identificar os domínios únicos, ou seja, sites diferentes;

Texto Âncora (Anchor Text)

É o texto que aparece em um link. Geralmente, este termo é visualizado com cor diferente e sublinhado. O texto âncora é um importante elemento de link building, pois os buscadores levam este termo em consideração para definir a relevância da página de destino do link ao termo contido nele, considerando-o relevante para aquela página;

Nofollow

Para evitar o SPAM em sites de conteúdo colaborativo, os buscadores adotaram este atributo que, ao ser incluído na tag de link, não é considerado pelos robôs de busca. Este atributo é geralmente usado em sites de redes sociais, comentários de blogs, Wikipédia, entre outros;

Outbound

É a quantidade de links externos de uma determinada página.

Fique por dentro e aprenda mais!

Quer saber quais sites tiveram o maior crescimento de tráfego em seu setor? Não sabe por que sua estratégia de SEO não funciona? Ou simplesmente procurando dicas de SEO? Assine nossa newsletter para receber atualizações e dicas.

    Ao clicar em “Participar”, você concorda com a Política de Privacidade da Readmore e consente que possamos enviar conteúdo informativo. Prometemos não enviar SPAM!

    readmore

    O processo de Link Building

    No processo de Link Building, deve-se levar em conta que os links conquistados para o site devem ser apontados às páginas importantes – e não apenas a página inicial (home) -, para uma melhor distribuição dos links.

    Geralmente começamos o processo de link building com uma análise dos backlinks do principais concorrentes online de site. 

    Como os links são um dos fatores de maior peso no algoritmo do Google, analisar os links dos sites que ocupam as primeiras posições para as palavras-chave que deseja obter um bom posicionamento é uma obrigatoriedade. Com isso conseguimos definir estratégias e identificar sites onde é possível conquistar um link.

    Estratégias de Link Building

    Antes de mais nada, gostaríamos de ressaltar que listamos apenas algumas das muitas estratégias de link building que utilizamos aqui na SEO Marketing quando estamos conquistando links para os sites de nossos clientes.

    Guest Post

    Guest Posts ou Guest Blogging são artigos publicados em blogs ou sites de nicho. Eles são escritos por outras pessoas, que não o dono. 

    Esses artigos são uma boa oportunidade para conquistar novos links, porque os blogs fazem uma referência linkando o autor do post. Além disso, também é possível incluir um link para o site no texto por meio de uma palavra-chave importante.

    Infográficos

    Infográficos são uma ótima fonte de informação e conteúdo que, na maioria das vezes, geram muitos links para o site. É o que chamamos de Link Bait – conteúdo de qualidade com alto potencial de linkagem/compartilhamento.

    Parceiros Comerciais

    De todas as estratégias de link building essa é uma das mais fáceis, pois basta pedir para clientes, fornecedores, prestadores de serviços ou qualquer outro tipo de parceiro comercial que tenha um site a inclusão de um link apontando para seu site.

    Google Penguin Update

    Penguin é a mais recente atualização algorítmica do Google. Oficialmente, foi confirmada em 24 de abril de 2012 pelo próprio buscador, por meio de seu blog oficial “Inside Search”.

    De acordo com dados oficiais, a atualização deve afetar entre 3% a 5% das buscas nas línguas inglesa, alemã, turca e árabe, mas deve se estender a todos os idiomas em breve.

    Basicamente, a atualização Penguin foi criada para combater webspam com foco principal na qualidade de links externos que um site possui.

    Leia mais sobre a essa e outras atualizações do Google em Google Updates.

    Disavow links

    Ao longo do tempo foi desenvolvida uma prática de Link Building Reverso (Negative SEO), ou seja, seu concorrente conseguia links maliciosos e de baixa qualidade para você, para que o Google entendesse que seu site estava usufruindo de técnicas sujas para ficar bem posicionado. 

    Por esse motivo o Google criou a ferramenta Disavow Links, onde você pode pedir ao Google que desconsidere links maliciosos que você encontre apontados para seu site.

    Leia também:

    Como evitar SPAM no seu site

    Os filtros de spam, através de diferentes critérios, filtram e-mails em massa indesejados e não solicitados, evitando que cheguem às caixas de entrada. Basicamente, eles examinam e-mails nos mínimos detalhes para garantir que

    Readmore »

    Inteligência artificial no marketing digital

    A internet sempre encontra um jeito de nos surpreender. Todos os dias é uma nova ferramenta, aplicativo ou algoritmo para facilitar ainda mais nossas vidas. Marketing Digital e Inteligência Artificial fazem parte desse universo em constante expansão. Quando falamos em Inteligência Artificial, qual a

    Readmore »
    readmore
    readmore
    readmore
    readmore
    readmore