

Marcelo Gurman
Head of Digital

O Trade Marketing Digital se refere a um conjunto de técnicas que têm o objetivo de oferecer uma experiência satisfatória a quem visita a loja virtual da sua empresa.
O Trade Marketing Digital se refere a um conjunto de técnicas que têm o objetivo de oferecer uma experiência satisfatória a quem visita a loja virtual da sua empresa.
Trade Marketing Digital se refere ao conjunto de técnicas que visam a conquistar o cliente enquanto ele está navegando na sua loja virtual, conhecendo o catálogo de produtos e serviços, e quase decidindo se faz a compra ou não. O objetivo é aumentar as conversões e reduzir a taxa de abandono de carrinho.
Inclusive, você também vai encontrar a expressão digital trade marketing, com as palavras invertidas, já que, no inglês, os adjetivos vêm antes dos substantivos.
Para entendermos melhor o conceito, vale a pena pensarmos um pouco no trade marketing tradicional, que é aplicado no ponto de venda. O vendedor tem um papel fundamental no processo, já que ele argumenta e tira dúvidas para que a pessoa feche negócio — daí a palavra inglesa trade, que significa negócio ou comércio.
Em uma loja física, um trade marketing bem-feito é fundamental para a satisfação do cliente. Mas o que podemos dizer do e-commerce?
Bem, já que não há um vendedor para guiar o cliente, é preciso se certificar de que a estrutura da loja virtual seja suficiente para oferecer uma ótima experiência de navegação e compra. É aí que entra o digital trade marketing. Vamos entender melhor como ele funciona?
O que fazer para que o cliente tenha uma boa experiência ao navegar na loja e conclua a compra? O digital trade marketing envolve técnicas que ajudam nessa questão.
Confira algumas delas”
Em alguns nichos, a variedade de produtos é essencial. Afinal, gosto é uma coisa tão particular que a falta de opções pode fazer o cliente, simplesmente, sair da sua loja e procurar outra que tenha um catálogo mais completo.
Claro, além da importância de se oferecer uma boa variedade, o Trade Marketing Digital envolve garantir um estoque adequado de cada item. No exemplo abaixo, veja em quantas cores esse modelo de chinelo está disponível, cada uma com a sua variedade de tamanhos também.
O conteúdo é o que vai tirar as dúvidas do prospectivo cliente, bem como fazer argumentos de vendas, fatores essenciais no digital trade marketing. É preciso levar em conta os questionamentos que uma pessoa interessada poderia ter com relação ao produto e abordar esses assuntos.
Uma tabela de especificações técnicas pode ser útil na comparação de produtos. Mas é importante se comunicar de uma forma mais humana com o cliente, destacando, por meio de parágrafos bem escritos e fotos de alta qualidade, os benefícios do produto.
Como exemplo, veja a qualidade do conteúdo que faz parte da página do Kindle, na Amazon:
Ao montar uma loja virtual, é preciso garantir que o site funcione bem no celular. Quer ver a importância disso? Veja esse gráfico que está na pesquisa Comércio Móvel no Brasil, de setembro de 2020:
De acordo com a pesquisa, 91% das pessoas que têm smartphone usam o aparelho para comprar. Por isso, o que aconteceria se a loja virtual da sua empresa não oferecesse uma boa experiência em dispositivos móveis? Ela certamente perderia muitas vendas.
Sendo assim, garanta que o e-commerce da sua empresa funcione bem em qualquer aparelho que o usuário estiver usando. Isso vai fortalecer o seu trabalho de Trade Marketing Digital.
Naturalmente, preço é um elemento importante. Afinal, o prospectivo cliente é muito bem informado e está por dentro dos preços que o mercado está praticando. Isso significa que sua empresa pode ser eliminada imediatamente nesse critério, de modo que é preciso praticar preços competitivos.
Além disso, promoções, cupons de desconto e condições especiais podem atrair tráfego extra para a sua loja virtual, resultando em um digital trade marketing mais eficiente.
Há clientes que gostam de navegar pelas categorias da loja virtual, e também há aqueles que preferem digitar termos-chave no campo de pesquisa do site. Quando a pessoa faz isso, é bom garantir que ela consiga refinar a busca por meio de filtros.
Desse modo, o prospectivo cliente conseguirá encontrar o que quer e terá mais chances de concluir a jornada de compra, que é um dos objetivos do Trade Marketing Digital.
Veja como é completo o refinamento de pesquisa do buscador de preços Bondfaro. Nesse exemplo, você pode ver os filtros disponíveis quando pesquisamos o termo “computador”, que é muito abrangente:
Comentários e avaliações de clientes têm peso na decisão de compra. Em uma campanha de email marketing conduzida pelas empresas VWO e WikiJob, descobriu-se que mensagens incluindo depoimentos de clientes aumentaram as compras em 34%.
Por isso, como estratégia de digital trade marketing, considere a possibilidade de incluir esse recurso na loja online da sua empresa. Abaixo, você vê isso sendo feito pela Rock University:
Já que no e-commerce o cliente não consegue segurar o produto e vê-lo de perto, é preciso garantir uma boa experiência por meio de fotos. Além de ser de alta qualidade, devem mostrar o produto em diversos ângulos, destacando detalhes que sejam importantes na decisão de compra.
Veja um exemplo nessa foto:
Vídeos mostrando o item em uso também podem ser muito úteis para o cliente. Por isso, avalie a possibilidade de incluí-los nas páginas de produtos.
Agora que você já tem uma boa visão das técnicas que contribuem para experiência do cliente, veja alguns benefícios do Trade Marketing Digital.
Se o site é responsivo, as fotos são de qualidade, o conteúdo tira todas as dúvidas que possam surgir e há depoimentos de clientes, vários obstáculos são removidos da jornada de compra. O resultado natural dessas técnicas de digital trade marketing é o aumento nas vendas.
O comportamento do usuário deve estar no centro das atenções. Como o consumidor 4.0 é exigente, é preciso cuidar para que o relacionamento dele com a sua empresa seja o mais satisfatório possível.
Quando se dá atenção às técnicas de Trade Marketing Digital, a experiência do consumidor online melhora, o que pode resultar, inclusive, em marketing boca a boca.
As relações comerciais não se baseiam, simplesmente, em transações de compra e venda. É verdade que já foi assim, mas hoje, o consumidor considera o relacionamento com as empresas que ele admira. Aliás, é comum que o público preste muita atenção nos valores praticados pela marca.
O digital trade marketing vai ao encontro dessa dinâmica, ajudando no fortalecimento da marca, o que inclui usar os canais de comunicação digitais para estreitar o relacionamento. Assim, a empresa tem mais chances de ficar na mente da audiência, o que abre as portas para negócios futuros.
O abandono de carrinho indica um cliente em potencial que tinha motivos para fechar a compra, mas algo o impediu de concluir o processo. É verdade que existem técnicas para trazer essa pessoa de volta, como é o caso do remarketing.
No entanto, o ideal é otimizar a loja virtual de modo a reduzir o máximo possível a taxa de abandono de carrinho. O Trade Marketing Digital atua nisso, diminuindo as chances de o potencial cliente desistir da compra.
O Trade Marketing Digital é essencial na jornada do cliente, já que pode fazer a diferença entre ele tomar a decisão de comprar da sua empresa ou não. Desse modo, a estratégia é uma maneira de dar sequência a todo o trabalho de marketing que é feito para trazer tráfego para a loja virtual.
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