O que é um Especialista SEO

A contratação de um especialista SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação.

O que é um Especialista SEO

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A contratação de um especialista SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma SEO feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:

  • análise do conteúdo ou da estrutura do seu site;
  • consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript;
  • desenvolvimento de conteúdo;
  • gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line;
  • pesquisa de palavras-chave;
  • experiência em regiões e mercados específicos.

Precauções

Embora os SEOs possam oferecer serviços valiosos aos clientes, alguns SEOs que têm comportamentos antiéticos são vistos com maus olhos no setor em decorrência de práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam as diretrizes podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.

Veja alguns aspectos a serem considerados:

  • Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site por meio de redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vingar, o SEO poderá apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Se isso acontecer, o cliente terá pagado para criar um site concorrente que pertence ao SEO.
  • Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso tornará a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
  • Por fim, evite envolver-se em esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as diretrizes de qualidade do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o que afetará negativamente sua classificação.

Se você acredita que foi enganado por um SEO, denuncie o fato.

Nos Estados Unidos, a FTC (Comissão Federal de Comércio) cuida das reclamações relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para registrar uma reclamação, acesse: http://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma reclamação on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para:

Comissão Federal de Comércio dos EUA

CRC-240

Washington, D.C. 20580

Caso sua reclamação seja contra uma empresa em outro país, registre-a em http://www.econsumer.gov/.

 

Diretrizes úteis

  • Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.
  • Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
  • “Olá, google.com.br,
  • visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
  • Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, mantenha o mesmo ceticismo que teria em relação a pílulas dietéticas que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou solicitações para ajudar a transferir o dinheiro de ditadores depostos.
  • Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.
  • Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na página Adicionar URL ou enviando um Sitemap. Você mesmo pode fazer isso sem qualquer custo.
  • Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.
  • Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site poderá ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor verificar exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO possuir acesso ao FTP do seu servidor, ele deverá explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
  • Você não deve ter um link para um SEO.
  • Evite SEOs que falam do poder dos links “gratuitos e para todos”, de esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
  • Escolha com cuidado.
  • Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs que adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento comercialmente aceitável. Tome cuidado.
  • Tente entender para onde o dinheiro está indo.
  • O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados de pesquisa normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem que você ocupará as primeiras posições nos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você aparecerá na seção de anúncios, e não nos resultados de pesquisa. Alguns SEOs chegam até a alterar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
  • Que outras coisas eu devo verificar?
  • tiver domínios de fachada;
  • colocar links para outros clientes nas doorways;
  • não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa;
  • utilizar diversos aliases ou informações WHOIS falsas;
  • receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware;

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