Subir

O que é um Growth Hacker

Os avanços tecnológicos trouxeram muitas mudanças em todos os segmentos empresariais. Cada vez mais, as empresas estão submetidas a um sistema competitivo, ágil e também de insegurança.

Alguns estudiosos apelidaram essa nova realidade em que vivemos de Mundo VUCA, uma sigla em inglês, que poderíamos traduzir para Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.

Essa situação faz com que muitas empresas sejam obrigadas a se atualizar e também contribui para o surgimento de novas posições, o Growth Hacker é uma delas.

Para melhorarmos a sua absorção do assunto, decidimos separar esse tema em alguns tópicos:

  • O que é um Growth Hacker?
  • Quais as principais funções do Growth Hacker?
  • Quanto ganha em média um Growth Hacker?
  • Quais as formações necessárias para um Growth Hacker?
  • Que tal se aprofundar?

Preparado para conhecer melhor esse cargo? Então, vamos lá!

O que é um Growth Hacker?

O Growth Hacker é o profissional que lida com a implementação e controle das estratégias de Growth Hacking nas organizações.

Você já conhece esse conceito? Caso ainda não, pode deixar que nós te explicamos de maneira bem rápida.

O Growth Hacking é um framework criado por, que o define como marketing orientado para experimentos. O seu objetivo é principalmente o de ampliar a receita de uma empresa, aumentando a base de novos clientes e a retenção dos já existentes.

Os profissionais que trabalham com essa área estão comumente ligados a temas como inovação e melhoria contínua. Além disso, devem ter um apreço especial por análises de dados e estratégias, como outbound e inbound marketing, para assim conseguirem tomar melhores decisões com uma maior fundamentação.

Espero que tenha achado interessante. Vale muito conhecer mais um pouco, por isso preparamos para você um curso especial dos Fundamentos do Growth Hacking.

Para acessá-lo, clique no botão abaixo e não perca essa oportunidade!

Agora que você já está mais por dentro do assunto, já é hora de você conhecer as atividades centrais desse profissional.

Quais as principais funções do Growth Hacker?

Muitos confundem o growth hacker com o profissional de marketing, o que está errado. De fato, eles têm uma relação muito grande com o setor, mas com uma diferença fundamental.

Enquanto o profissional de marketing foca em diversas áreas como por exemplo branding e eventos, os growth hackers têm as suas atividades centradas na busca por caminhos que levem ao crescimento rápido da empresa, muitos inclusive, podem ser próximos do setor responsável pelo produto ou serviço, sendo responsáveis por realizar o casamento perfeito entre o produto e o mercado, ou o Product/Market Fit.

Feita essa importante diferenciação, vamos à principais funções:

Funil de Growth Hacking

O funil de Growth Hacking é um conceito muito importante para o framework. Ele é dividido nas seguintes etapas:

  • Aquisição: atração de leads para a empresa
  • Ativação: foca na conversão de leads em clientes
  • Retenção: etapa em que o cliente é fidelizado
  • Receita: fase em que o cliente começa a gerar faturamento
  • Indicação: os clientes começam a trazer outros para a sua empresa.

Uma das funções principais do growth hacker é a manutenção e elaboração de estratégias para que haja sucesso em cada uma das etapas desse funil.

Escolha de atalhos

O crescimento acelerado de uma empresa é influenciado por diversos fatores, o trabalho mais significativo dos growth hacker é encontrar os atalhos que encurtam esse caminho. Como ele fará isso? Com boas ideias!

Por meio de atividades como benchmarking, pesquisas de mercado, estudo de casos de sucesso e brainstorming é possível levantar várias ideias que podem ser o início para atingir excelentes resultados.

Além de levantar essas ideias, o profissional também é responsável pela filtragem e priorização das mesmas. Uma ferramenta muito utilizada para esse fim é o ICE Score.

Experimentação

Para chegar nos resultados esperados é necessário transformar as ideias em ação. No entanto, é necessário ter cautela nesse processo. Por isso o Growth Hacker precisa elaborar hipóteses com base nas ideias selecionadas e testá-las.

Assim, ele utiliza ferramentas como os testes A/B, para selecionar as ideias com maior probabilidade de sucesso. É essencial que todos os resultados dos experimentos sejam analisados e metrificados, permitindo gerar planos de ação eficazes.

Quanto ganha em média um Growth Hacker?

Existem alguns sites como o glassdoor que compila informações como o salário de funcionários de empresas por cargo. Normalmente, os salários de um profissional Growth Hacker varia entre R$4.000,00 e R$5.000,00 podendo chegar a R$10.000,00 em empresas maiores em grandes capitais.

Há também a variação decorrente da experiência do funcionário, um sênior chega a receber R$8.000,00 a R$9.000,00. Já os estagiários com essa função, variam em média entre R$1.000,00 a R$2.000,00.

Quais as formações necessárias para um Growth Hacker?

Geralmente, os profissionais que trabalham como Growth Hacking têm formação em Programação, Publicidade e Propaganda, Marketing, ou áreas correlatas. No entanto, é possível encontrar muitos graduados de outras áreas ingressando nesse mercado, um dos exemplos são Administradores e Engenheiros em geral.

Para ter sucesso nesse setor é imprescindível o conhecimento em ferramentas de pesquisa, análise de dados, gerenciamento de redes sociais e monitoramento de campanhas, como Google Analytics, Shopping, Trends, Power BI, AdWords Mail Marketing e SQL.

Além disso, entender sobre técnicas de marketing de conteúdo, SEO, SEM, remarketing, estratégias de fidelização e aquisição de clientes.

Muitos profissionais que trabalham com o Growth Hacking vieram de áreas correlatas como Marketing Digital e Business Intelligence.

Fique por dentro e aprenda mais!

Quer saber quais sites tiveram o maior crescimento de tráfego em seu setor? Não sabe por que sua estratégia de SEO não funciona? Ou simplesmente procurando dicas de SEO? Assine nossa newsletter para receber atualizações e dicas.

    Ao clicar em “Participar”, você concorda com a Política de Privacidade da Readmore e consente que possamos enviar conteúdo informativo. Prometemos não enviar SPAM!

    readmore

    Que tal se aprofundar?

    Você já deve ter percebido o quanto a área de Growth Hacking pode ser instigante. Mas para você conseguir sucesso nela é preciso aprofundar seus conhecimentos e sempre estar trabalhando com lifelong learning. Para isso temos a oportunidade perfeita!

    O nosso curso de Formação de Especialistas em Growth Hacking está com as inscrições abertas. Não perca essa chance!

    Com ele você será capaz de avaliar a retenção do seu produto através da Análise de Cohort, identificar o momento ‘Aha!’ do seu produto, entender como sua organização lida com o cliente usando a medida NPS e aumentar a ativação do seu negócio realizando testes A/B.

    Leia também:

    Como evitar SPAM no seu site

    Os filtros de spam, através de diferentes critérios, filtram e-mails em massa indesejados e não solicitados, evitando que cheguem às caixas de entrada. Basicamente, eles examinam e-mails nos mínimos detalhes para garantir que

    Readmore »

    Inteligência artificial no marketing digital

    A internet sempre encontra um jeito de nos surpreender. Todos os dias é uma nova ferramenta, aplicativo ou algoritmo para facilitar ainda mais nossas vidas. Marketing Digital e Inteligência Artificial fazem parte desse universo em constante expansão. Quando falamos em Inteligência Artificial, qual a

    Readmore »
    readmore
    readmore
    readmore
    readmore
    readmore