O que é uma Meta Tag?

Meta tags são marcadores em formato de texto que facilitam o rastreamento dos mecanismos de pesquisas quando uma busca é realizada.

O que é uma Meta Tag?

Meta tags são marcadores em formato de texto que facilitam o rastreamento dos mecanismos de pesquisas quando uma busca é realizada.

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Uma meta tag (ou meta description) é uma tag HTML usada para descrever o conteúdo de uma página da web. Esta descrição será exibida abaixo do título e do URL da sua página nos resultados do mecanismo de pesquisa. Para aparecer no Google sem cortes a tag deve ter entre 140 e 160 caracteres.

As meta tags aparecem abaixo do título da página e do URL nos resultados da pesquisa.

Por que meta tags são importantes?

Como as meta descriptions aparecem com seu título e URL nas páginas de resultados, elas têm o poder de ajudar ou prejudicar as taxas de cliques dos seus resultados. A pesquisa mostrou que a palavra-chave no corpo da meta tag é um sinal de relevância para os mecanismos de pesquisa que pode ajudar no seu ranqueamento.

Não é um sinal enorme, mas certamente pode desempenhar um papel positivo se usado naturalmente sem que as palavras-chave sejam forçadas em suas tags. Em termos de resultado da pesquisa, sua meta tag ocupa mais espaço (duas linhas de texto em comparação com uma linha para o título e uma linha para URL), portanto, aproveite a oportunidade de vender seu site com uma mensagem significativa para os usuários .

Como escrever meta tags?

Como a taxa de cliques nos SERPs é vista como um fator de ranqueamento potencial, a melhor maneira de tornar suas meta tags SEO-friendly é escrevê-las com a intenção de obter mais cliques.

Pense nos seus resultados de pesquisa como num anúncio tradicional em um jornal ou revista. A publicidade impressa clássica usava títulos e manchetes para convencer uma pessoa a ligar para um número de telefone ou ir para um endereço para comprar um produto na loja.

Nos resultados da pesquisa, o título da página é o título do anúncio, a meta description é o slogan e o URL é o endereço. Como uma meta tag é essencialmente uma micro-apresentação para uma página da web, você deve escrevê-la usando a linguagem que fará com que as pessoas queiram clicar no seu link.

Exemplo de Meta Tag: 

Você precisa escrever uma descrição que transmita a proposição de venda exclusiva (USP) do seu site. Pense: por que exatamente minha página é melhor do que todas as outras páginas nos resultados? Não tenha medo de fazer um apelo emocional com a sua mensagem. Tradicionalmente, a publicidade emocional tem tido muito sucesso usando os sentimentos das pessoas,

Como por exemplo nesse exemplo: 

criacao de site e e commerce

Essa tag simples mostra que esta empresa pode reparar e instalar o ar condicionado (um serviço popular na Flórida). Além disso, eles “fornecem conforto e conselhos confiáveis ​​quando as pessoas mais precisam” – imagine que seu ar condicionado está quebrado e você está transpirando em uma área quente e úmida. Em quem você vai confiar? 

Um estudo realizado em 2014 pelo Instituto de Neurociência e Psicologia da Universidade de Glasgow sugeriu que a emoção humana pode ser categorizada em quatro grupos principais:

  • Feliz

  • Triste

  • Irritado / enojado

  • Assustado / surpreso

Essa empresa usou a emoção da maneira certa para atrair clientes potenciais. Boa estratégia. 


 

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Dicas de Meta Tags 

O Google da espaço para um resumo de uma a duas frases (160 caracteres) abaixo de cada resultado de pesquisa. Portanto, suas descrições devem mostrar um motivo convincente para visitar a página da web em uma ou duas frases, . Adicione um CTA claro, trabalhe um ponto de dor emocional ou ofereça um benefício específico aos visitantes.

  • Se a sua tag for muito longa, não vai caber, o Google vai cortá-la e as pessoas não vão entender o que seu site pode oferecer.

  • Se a tag for muito vaga, as pessoas simplesmente não vão querer clicar. Sempre há outros resultados com quais eles podem interagir.

Você deve focar em se conectar à emoção de um usuário em duas frases ou menos. 

Também é importante ter descrições exclusivas para todas as páginas do seu site. Nosso estudo de SEO on-site constatou que quase 30% dos sites tinham meta descriptions duplicadas e 25% tinham páginas sem nenhuma meta tag.

Comprimento SEO-friendly de Meta Tags

Para incentivar cliques e trazer visitantes da pesquisa para o seu site, siga os seguintes passos:

  1. Tags de uma ou duas frases (140-160 caracteres)

  2. Não se esqueça de incluir sua palavra-chave

  3. Adicione um CTA se for relevante

  4. Evite meta tags duplicadas

  5. Crie tags significativas e descritivas, apresentando seu conteúdo

  6. Vise uma emoção

E confira as mais recentes recomendações do Google – Melhores snippets para seus usuários.

Usando várias meta tags para uma única página

John Mueller, do Google, respondeu recentemente a uma pergunta sobre o uso de várias meta tags. Ele disse: “Então, se você estiver usando uma segunda metatag em uma página, vamos tratar isso como se você apenas estendesse a metatag existente na página.… Não há nenhum bônus em usar uma segunda metatag em uma página”.

O SEJ disse que John Mueller afirmou que o Google consegue lidar com títulos e meta tags extras, mas que os publishers devem optar por uma uma única meta description e uma única title tag por página.


De um modo geral, a maioria das páginas possui apenas uma meta tag e que o uso de várias tags geralmente é resultado de um erro humano. 

No entanto, em alguns casos, várias tags de meta description são usadas deliberadamente. O motivo disso é fornecer ao mecanismo de pesquisa opções adicionais quando se trata de exibir meta informações que correspondam à consulta de pesquisa de um usuário.

Usando várias meta tags de propósito

O objetivo disso é combinar as consultas do mecanismo de pesquisa com uma meta tag apropriada, que por sua vez pode ajudar a melhorar a taxa de cliques.

Por exemplo, nos na SEMrush podemos criar um post que explora os vários aspectos da pesquisa de palavras-chave. Com esse post podemos querer segmentar os seguintes termos de pesquisa:

  • “O que é pesquisa de palavras-chave”

  • “Ferramentas de pesquisa de palavras-chave”

Naturalmente, essas palavras-chave têm dois objetivos de pesquisa significativamente diferentes, mas estão inerentemente relacionados um ao outro. A idéia de ter várias meta tags é criar duas descrições separadas que se relacionam com cada frase.

Portanto, se um usuário pesquisar nos mecanismos de pesquisa “o que é pesquisa de palavras-chave” ele verá o nosso resultado com a meta tag personalizada para a consulta de pesquisa “o que é pesquisa de palavras-chave”. Da mesma forma, se um usuário pesquisar “ferramentas de pesquisa de palavras-chave”, a segunda meta descrição personalizada pode ser exibida.

Vale ressaltar que não há garantia de que um mecanismo de pesquisa adira à seleção da meta tag desejada, portanto, você corre o risco implementando várias descrições.

Como implementar várias meta tags

A meta tag fica na fonte HTML de uma página e, portanto, a adição de uma meta tag extra depende do aplicativo usado para criar o site.

Para adicionar várias meta tags, você precisa acessar as páginas HTML do seu site e verificar se é possível editá-las e alterá-las.

Uma meta description deve ficar entre as tags de cabeçalho no código HTML e abaixo da title tag da página (de acordo com as melhores práticas). Por exemplo:

Isso vai adicionar uma meta tag à sua página. Para adicionar várias tags, você deve repetir esse processo, adicionando uma segunda meta description entre as tagsda seguinte forma:

 

Para maximizar a eficácia de uso de várias meta tags, elas devem refletir a intenção de pesquisa das palavras-chave de maior volume para quais as páginas estão ranqueando ou estão tentando ranquear. Isso dará aos mecanismos de pesquisa a oportunidade de selecionar a meta tag mais relevante para a pesquisa do usuário.

Usar várias meta tags é uma boa ideia?

A menos que você esteja tentando intencionalmente influenciar os resultados do mecanismo de pesquisa, conforme descrito acima, geralmente é uma boa prática incluir apenas uma meta tag para cada post criado.

Em uma página que você está otimizando inclua os tópicos e as palavras-chave de destino, além de garantir que o conteúdo seja 100% exclusivo e atenda à intenção do usuário das principais consultas para as quais você está tentando ranquear.

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