Subir

O que é uma palavra-chave?

Um dos fatores mais importantes para um bom posicionamento nos motores de pesquisa, como Google, Yahoo! e Bing, é a escolha correta da palavra-chave. Em resumo, é o termo de busca que o usuário pesquisa para alcançar uma página. Por exemplo, alguém que precisa comprar um tênis de corrida poderá pesquisar pelo termo “melhor tênis para correr”.

Por isso, é muito importante fazer pesquisas de palavra-chave para encontrar os termos que são relevantes para o seu público-alvo.

Tipos de palavra-chave

Head Tail

Boa parte das vezes, chamamos de palavras-chave head tail as keywords curtas, com uma ou duas palavras, e que representam o segmento como um todo; algo genérico que poderia ser desmembrado em vários conteúdos e com diversos direcionamentos.

Em um primeiro momento, quando ainda não temos muito conhecimento acerca de SEO, pode parecer uma boa ideia investir nesse tipo de palavra, afinal de contas, quando fazemos buscas, podemos verificar que elas possuem uma grande quantidade de pesquisas.

Contudo, além de um volume alto, a concorrência também é um fator nessas palavras. Isso pode prejudicar o seu ranqueamento, já que a disputa ocorre com páginas de domínios com alta taxa de autoridade na web. Trata-se de um erro comum e cometido por várias pessoas que ainda estão no início de sua jornada pelo SEO.

Long Tail

Termos de busca muito curtos, como “celular” ou “geladeira”, possuem grande concorrência para o ranqueamento. Por isso, foi criado o conceito de cauda longa, que visa utilizar palavras-chave mais extensas e específicas para posicionar nos mecanismos de buscas. Por exemplo, “celular à prova d’água” ou “geladeira para minibar”.

Ainda usando o exemplo de tênis de corrida, podemos ver na imagem abaixo que o termo “tenis supinado” oferece uma boa oportunidade. Afinal, é um tênis voltado para um tipo de pisada específico.

Portanto, se você quer vender um tênis feito para quem tem uma pisada supinada, é mais fácil e barato alcançar potenciais clientes posicionando sua página para a palavra-chave “tênis supinado”. É muito melhor concorrer com um termo específico com 590 buscas mensais do que com um termo generalista com 9.900 buscas mensais. Não é mesmo? A propósito, a cauda longa é extremamente recomendada para pequenas e médias empresas que não possuem capacidade de investimentos em mídia paga, já que abre diversas opções por meio de palavras-chave de menor competitividade.

Ferramentas de palavra-chave

Uma boa maneira de fazer isso é utilizar o SEMrush ou o planejador de palavras-chave do Google.

Retomando o exemplo de tênis de corrida, usamos as duas ferramentas citadas acima para entender o comportamento de pesquisa relacionado ao termo. Confira:

Usando o SEMrush para pesquisar palavras-chave

Ao pesquisar o termo “tênis de corrida”, encontramos diversas variações. É possível ordenar por volume de buscas mensais, índice de dificuldade da palavra-chave (KD), custo por clique (CPC), nível de concorrência entre anunciantes (Con) e os recursos SERP (página de resultados do mecanismo de pesquisa relacionados ao termo).

Do lado esquerdo podemos filtrar as palavras-chave, especificando, por exemplo, determinada marca ou tipo de solado.

 

Usando o Planejador de palavras-chave do Google Ads

Agora pesquisando pelo termo “tênis de corrida” no Planejador de palavras-chave do Google Ads, nos deparamos com um dashboard um pouco diferente.

Deixando a parte visual de lado, os comandos são praticamente os mesmos que o SEMrush: é possível ordenar por média de pesquisas mensais, concorrência e os valores de lances para anúncios ligados à palavra-chave pesquisada.

Levando em conta as duas ferramentas usadas para a consulta do termo, a principal diferença foi em relação ao número de palavras-chave relacionadas: o Planejador de palavras-chave do Google Ads apresentou uma maior quantidade de palavras relacionadas e também com maiores buscas mensais.

Seja qual for a ferramenta que você use, basta contar com os recursos para filtrar e ordenar até encontrar a palavra-chave ideal para usar!

– Mas qual é a palavra-chave ideal para o meu negócio?

– Depende do objetivo da sua empresa. Você pode decidir disputar posições levando em conta a concorrência (mais fácil de ganhar posições), ou pelo volume de buscas (maior potencial de público a ser alcançado). 

 

Antes de continuar, participe da nossa Newsletter para receber conteúdos como esse.

Fique por dentro e aprenda mais!

Quer saber quais sites tiveram o maior crescimento de tráfego em seu setor? Não sabe por que sua estratégia de SEO não funciona? Ou simplesmente procurando dicas de SEO? Assine nossa newsletter para receber atualizações e dicas.

    Ao clicar em “Participar”, você concorda com a Política de Privacidade da Readmore e consente que possamos enviar conteúdo informativo. Prometemos não enviar SPAM!

    readmore

    O que fazer depois de escolher a palavra-chave?

    Com o termo correto em mãos, você pode escolher entre diferentes estratégias para explorá-lo. Confira algumas opções abaixo!

    • Página de produto: você pode fazer a otimização dos conteúdos da página de um produto aplicando a palavra-chave escolhida;
    • anúncio em links patrocinados: você pode criar anúncios que serão veiculados quando os usuários pesquisarem pela palavra-chave que você escolheu;
    • Criar conteúdo: outra estratégia possível é investir em conteúdos que abordem um tema relacionado à palavra-chave. Ainda com o exemplo do tênis, pode ser criado um blog post chamado “Tudo o que você precisa saber sobre o tênis supinado”, de maneira que seja possível despertar o interesse do leitor sobre seus produtos.

    Mas qual é a palavra-chave ideal para o meu negócio?

    Depende do objetivo da sua empresa. Você pode decidir disputar posições levando em conta a concorrência (mais fácil de ganhar posições), ou pelo volume de buscas (maior potencial de público a ser alcançado). 

    Por que adotar o SEO?

    A internet é um ambiente cheio de oportunidades e oferece as mais diversas demandas para negócios. Porém, para se destacar, é preciso ter visibilidade. Uma boa estratégia de SEO pode levar suas páginas aos primeiros lugares nas ferramentas de pesquisas. Veja alguns dos benefícios disso.

    Aumento do tráfego

    Utilizar técnicas de SEO tem um impacto direto sobre o tráfego do seu site. Um aumento no número de visitantes significa mais oportunidades de negócios. Isso acontece devido à adequação de seu conteúdo com aquilo que o Google considera ser adequado e relevante.

    Geração de leads

    É preciso dizer que esse aumento de tráfego não acontece de forma generalizada; o aumento é do número de pessoas certas para o seu negócio, já que a pesquisa por determinado assunto e o interesse partiram delas, e não de um anúncio que lhes foi apresentado. São atraídos apenas leads qualificados.

    Quando utilizamos outras estratégias, como anúncios em mídia tradicional, acabamos atraindo a atenção de pessoas que não são o nosso público-alvo, o que pode trazer uma má experiência e citações negativas na web.

    Maior retorno sobre o investimento

    O SEO é uma estratégia conhecida por garantir o aumento do ROI quando implementada. Quando utilizamos suas técnicas, temos uma melhoria significativa nas taxas de conversão, uma vez que passamos a atrair muito mais pessoas que fazem parte do público-alvo da marca, consumidores com real interesse em adquirir suas soluções.

    Isso quer dizer que todos os investimentos realizados para a aplicação das técnicas de SEO retornam em lucratividade para a empresa, já que quanto maior for a autoridade de suas páginas na web, melhores serão o ranqueamento, a visibilidade e o número de visitantes em seu site.

    Não se esqueça de que as estratégias de SEO devem ser pensadas a médio e longo prazo. Os resultados podem demorar um pouco para aparecer, mas, se tudo for feito da forma correta, eles virão.

    Aumento da autoridade do site ou blog

    Por fim, temos o aumento da autoridade de seu site, uma das mais importantes consequências do uso correto de uma estratégia de SEO, pois faz seu site ultrapassar as barreiras da web e começar a fazer parte da vida das pessoas.

    Quando um cliente que confia em sua marca se depara com um amigo ou familiar passando por um determinado problema para o qual sua marca tem a solução, ele se lembra de sugerir a sua empresa e seus conteúdos, pois confia na sua autoridade no assunto.

    Conteúdo relevante e de qualidade faz com que a sua marca se torne uma referência dentro do seu nicho de mercado e para os seus usuários.

    Mas atenção: não pense que executar uma ou outra estratégia isolada trará resultados. É necessário um planejamento para que todas as ações estejam interligadas e para que os resultados sejam certeiros!

    Agora você já conhece o conceito básico de palavra-chave e o que é SEO! Está pronto para implementá-lo em suas estratégias digitais?

     

    Você precisa de especialistas em SEO para gerenciar as suas estratégia de performance? Entre em contato com a Readmore e saiba mais como podemos ajudar! 

    Leia também:

    Como evitar SPAM no seu site

    Os filtros de spam, através de diferentes critérios, filtram e-mails em massa indesejados e não solicitados, evitando que cheguem às caixas de entrada.  Basicamente, eles examinam e-mails nos mínimos detalhes para garantir

    Readmore »

    Inteligência artificial no marketing digital

    A internet sempre encontra um jeito de nos surpreender. Todos os dias é uma nova ferramenta, aplicativo ou algoritmo para facilitar ainda mais nossas vidas. Marketing Digital e Inteligência Artificial fazem parte desse universo em constante expansão. Quando falamos em Inteligência Artificial, qual a

    Readmore »
    readmore
    readmore
    readmore
    readmore
    readmore