

Marcelo Gurman
Head of Digital

Há vários pequenos e grandes erros que você pode cometer, o que afeta diretamente o sucesso das suas plataformas e explica por que as redes sociais não estão funcionando no seu negócio.
Há vários pequenos e grandes erros que você pode cometer, o que afeta diretamente o sucesso das suas plataformas e explica por que as redes sociais não estão funcionando no seu negócio.
Quando o cliente entra em contato, ele espera que você todos os atendentes tenham a mesma linguagem e o mesmo tom, independentemente do canal de comunicação. É verdade que diferentes redes apresentam “climas” diferentes. O LinkedIn é mais sério, enquanto o Twitter é mais informal. Mas tudo deve ser minimamente padronizado.
Em uma campanha para fazer Marketing Digital, especialmente nas redes sociais, é comum ver aqueles anúncios mirabolantes e bem suspeitos. Apesar de parecerem chamar muita atenção, não caia na armadilha de fazer algo assim. Deixa claro o valor do seu negócio, mas não crie expectativas que não possa atender.
Todas as suas redes sociais precisam trabalhar em conjunto na construção do seu marketing digital. Se você tem perfis em 3 redes, é importante que todos eles mostrem as mesmas campanhas e as mesmas promoções para otimizar sua conversão.
Quando alguém se pergunta por que as redes sociais não funcionam, quase sempre a resposta tem a ver com o seu planejamento e sua estratégia. Não basta ter os perfis, você precisa ter um objetivo e um plano de ação para alcançá-lo.
Outro erro comum é falar exclusivamente do seu produto. É verdade que, para poder vender, você precisa direcionar o público para a compra, mas a principal função das redes sociais é facilita a nutrição de leads. Inclua outros conteúdos relevantes, novidades e notícias em seu repertório. Isso torna sua página bem mais útil.
Simples observação das métricas não é mais o suficiente para assegurar seu desempenho. Você precisa de métricas, estatísticas que comprovem o cumprimento de suas metas. As redes sociais já oferecem isso e você precisa usá-las a seu favor.
Textos com erros de ortografia, mal formulados e/ou confusos são um forte alerta para os leitores, mesmo nas redes sociais. Se você quer construir a sua credibilidade diante do público, precisa investir na revisão dos seus materiais antes de publicá-los.
Ter 100, 10 mil ou 100 mil curtidas e seguidores não significa nada se apenas 1 deles se tornar seu cliente. Lembre-se: o objetivo final de toda campanha de marketing digital é melhorar a experiência do cliente com foco na conversão de leads e fechamento de vendas.
Ao postar fotos, vídeos e outras imagens, é importante que eles tenham uma boa definição, de acordo com as exigências da plataforma. Sem isso, alguns leads podem nem parar para olhar seu conteúdo.
A identidade da sua marca é a combinação de vários fatores, como o esquema de cores, linguagem de texto, entre outras coisas. E ela influencia o público que você atrai. Antes de começar uma campanha, é importante essa identidade bem definida.
Se um lead entra em contato para tirar dúvidas, você deve responder. Se deixar um comentário, você deve dar algum feedback. Mesmo que não seja possível responder tudo imediatamente, sua equipe deve, em algum momento, corresponder à interação do público.
Não vale a pena ser muito abrangente na hora de definir com quem você pretende falar. Focar em grupos com determinadas características relevantes, como idade, localidade e poder aquisitivo, facilita a elaboração de campanhas e o processo de conversão.
Aquilo que outras empresas fazem é um bom indicativo do mercado atualmente, incluindo novas tendências. Fique de olho nos concorrentes, avalie o comportamento deles e use esses dados para tomar suas decisões.
Não crie um perfil em uma rede social apenas para dizer que tem. Se ele não é um canal de divulgação e comunicação ativo, é melhor encerrá-lo e voltar seus esforços para outras redes sociais mais relevantes para seu público.
Depois de uma campanha, você precisa de um plano para dar conta dos novos leads. Sem um followup ou chamada para ação, o número de conversões será consideravelmente menor.
A melhor forma de publicar no marketing digital é ter uma agenda. Ter postagens semanais não é ideal, mas é melhor do que 3 dias de conteúdo em excesso e depois um mês de silêncio.
Na internet, não é raro encontrar comentários raivosos e/ou mal intencionados. Apesar disso, você precisa ser cordial e responder com elegância. Em muitos casos, ser agressivo apenas piora a situação.
Ter algumas respostas padronizadas é útil para muitas situações. Mas apenas “copiar e colar” deixa suas interações com o público artificiais. Deixe respostas assim para uma sessão “Perguntas Frequentes” no seu site.
Se uma estratégia funciona hoje, não significa que vai funcionar sempre. Assim como o mercado, as redes sociais e seus sistemas também mudam. Você precisa acompanhar essas alterações e se adaptar a elas com o tempo.
Bombardear seus leads com promoções e informações que eles não pediram nunca é uma boa ideia. Além de sobrecarregar o público, logo seus anúncios vão se tornar “ruído de fundo” e perder a relevância.
Por fim, mas não menos importante, as famosas hashtags. Elas são palavras-chave associadas ao seu conteúdo e que facilitam pesquisas online. Se você usar os termos certos, pode atrair bem mais leads.
Agora você já deve entender por que as redes sociais não estão funcionando em sua campanha de marketing digital. Pode parecer muito para absorver, mas é tudo uma questão de focar na informação certa.
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