Por que criar conteúdo para e-commerce?

Criar conteúdo para e-commerce aumenta a confiança da sua marca, mantém as pessoas envolvidas, entenda como atrair potenciais consumidores!

Por que criar conteúdo para e-commerce?

Criar conteúdo para e-commerce aumenta a confiança da sua marca, mantém as pessoas envolvidas, entenda como atrair potenciais consumidores!

Receba dicas de ouro em SEO

Assine nossa newsletter e receba dicas sobre marketing digital,
criação de sites, e-commerces e SEO.

Join Us!

Subcribe our newsletter and stay up to date about the company

Criar conteúdo para e-commerce vai te ajudar em, pelo menos, três pontos: reduzir o CAC (Custo de Aquisição de Cliente), ampliar o Customer Lifetime Value (que é o valor que se espera que um cliente gaste com a empresa durante sua vida útil) e ter uma marca bem posicionada no mercado.

De forma geral, a produção de conteúdo para loja virtual contempla vários formatos, como textos, vídeos, infográficos, quizzes e e-books, com a função de gerar leads, incentivar conversões, construir autoridade para a marca e direcionar mais visitantes para o site, especialmente de forma orgânica, ou seja, sem custo por clique. 

Siga na leitura para saber mais sobre a criação de uma estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce, entender seus benefícios e em quais formatos apostar para informar e educar seus consumidores. Confira!

Como criar conteúdo para e-commerce

Mas como criar um bom conteúdo e sobre o que escrever? Sobre os desafios que o público enfrenta. Embora a resposta tenha vindo rápida e aparentemente seja simples, o grande segredo é conhecer com profundidade a sua persona: dores, desejos, problemas, comportamentos e motivações. 

O conteúdo criado especialmente para a persona produz um efeito incrível no seu público, pois ele auxilia na resolução de problemas, informa com verdade e dá confiança para o visitante escolher a sua marca ao tomar uma decisão de compra de um produto ou serviço. 

Formatos de conteúdo

Para ter sucesso ao desenhar uma estratégia de conteúdo dentro do Inbound Commerce, é importante ser coeso e diversificado, e isso significa apresentar as informações em diferentes formatos para que as pessoas tenham opção de escolha e você atraia mais visitantes. 

Seu planejamento pode contemplar, como já exemplificamos, texto, vídeo, áudio, e-book, ferramenta, quiz, infográfico, white paper, hotsite, entre outros. Conheça alguns deles a seguir!  

Hotsites

Os hotsites são um pilar importante da estratégia digital, pois atraem público segmentado e interessado no assunto. Funcionam como páginas integradas ao e-commerce que oferecem conteúdos de qualidade, informam, ajudam os leitores e incentivam a compra.

Esse formato entrega um conteúdo rico e proporciona imersão no tema, além de aumentar o tempo de permanência no site, reduzir a taxa de rejeição e otimizar as conversões para gerar melhores resultados. 

Os hotsites apresentam uma construção básica geral, com raras exceções, que é:

  • Tema que interessa à persona
  • Conteúdo em texto e imagem/vídeo
  • Design atrativo
  • Curadoria de produtos 
  • CTAs que estimulam a conversão

Esse tipo de conteúdo é ótimo para trabalhar vários assuntos, como:

  • Novas coleções e lançamentos de produtos ou serviços
  • Tendências
  • Guias de compras
  • Comparativos de produtos
  • Detalhamento de um novo produto
  • Funcionamento de um serviço

 

Materiais ricos

 

Os materiais ricos, também chamados de ofertas de valor, são conteúdos aprofundados com temas de interesse da persona. Eles são utilizados para captação de leads qualificados, visando criar uma base engajada com a marca. 

A produção desses conteúdos de valor contempla as três etapas do funil de vendas: atração (conteúdos de topo), consideração (meio) e decisão (fundo). Os formatos possíveis são e-books, quizzes, infográficos, planilhas, materiais impressos, entre outros.

As ofertas de valor são uma ótima forma de ganhar a confiança da persona e mostrar autoridade no assunto. Os conteúdos são acessados pelo preenchimento de um formulário inserido em uma landing page, que anuncia, de forma resumida e interessante, o que o leitor vai encontrar ao fazer o download do material. 

Esses conteúdos estabelecem uma relação de troca entre a marca e o visitante: você entrega informações valiosas e o interessado fornece os dados de contato. 

Veja alguns exemplos de materiais gratuitos aplicados na estratégia de Inbound Marketing para e-commerce:

  • (quiz) Qual bebida combina mais com você?
  • (guia) Como fazer a melhor contratação de colaboradores para e-commerces
  • (checklist) Migração de plataforma de e-commerce
  • (planilha) Fluxo de caixa para o seu negócio 

 

Oi 👋 é um prazer te conhecer.

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os meses.

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Descrição de produtos

As descrições de produtos e categorias estão inseridas na estratégia de Performance Content, que atua para amplificar os resultados da jornada de compra no e-commerce, entregando as informações cruciais que farão o visitante comprar. 

Uma boa descrição de produto no e-commerce contempla os seguintes quesitos: atrai a atenção dos clientes, explica a experiência física e emocional de comprar o produto, é  clara e concisa, responde às preocupações e perguntas comuns sobre o produto e inclui vários formatos de conteúdo, como texto, imagem e vídeo.

As descrições são importantes para todos os nichos de mercado e para qualquer modelo de negócio, seja B2C, B2B, entre outros. Elas devem fazer parte da sua estratégia de marketing digital e são fundamentais tanto para e-commerces consolidados, com muitos anos de existência, quanto para novos negócios. 

No caso de lojas virtuais que estão começando e não possuem nenhuma autoridade junto ao Google, as descrições de produtos e categorias devem ser autorais e estrategicamente construídas seguindo as melhores práticas de SEO para conseguir bom ranqueamento orgânico e, assim, gerar tráfego de compradores interessados para o site.  

Os textos das descrições exigem planejamento de palavras-chave e termos relacionados, além de conter informações sobre o produto, ficha técnica, dicas de conservação e modo de uso. A forma como o conteúdo será apresentado vai variar de acordo com o tipo de artigo vendido. 

Blog

Você também tem a possibilidade de criar conteúdo fora do ambiente do e-commerce. O blog, por exemplo, é um canal que reúne informações relevantes para a persona, esclarece dúvidas, apresenta soluções, divulga tendências e novidades.

O conteúdo de blog pode fazer parte do plano de marketing digital e ser utilizado para atrair público qualificado, educar consumidores sobre produtos ou serviços, captar leads, direcionar usuários para comprar no e-commerce, nutrir, engajar e segmentar a base de contatos, melhorar a autoridade do domínio do e-commerce, favorecer a marca no ranqueamento dos resultados de busca do Google, entre outros.

Utilize ferramentas de automação de marketing para auxiliar na distribuição de conteúdo criado para o blog.

Redes sociais

As redes sociais são mais uma forma de se aproximar das personas a partir da criação de conteúdos interessantes. Além de publicações exclusivas, utilize esses canais para distribuir o conteúdo do blog e as ofertas de valor. 

Crie um cronograma de conteúdo, alternando entre posts informativos e com apelo comercial, republique postagens de seus clientes com os produtos do e-commerce, responda comentários e mensagens diretas. Esse plano de ação é uma ótima forma de aumentar o engajamento e a sua presença digital. 

Independentemente do produto ou serviço que você comercializa no e-commerce, o conteúdo deve ser parte essencial da sua estratégia de marketing digital. Criar e compartilhar conteúdo gratuito de valor aumenta a confiança da sua marca, mantém as pessoas envolvidas, atrai potenciais consumidores e auxilia a transformá-los em clientes fiéis. 

Readmore

Somos uma agência de marketing digital e SEO que reúne diversas soluções de marketing em uma única empresa, gerenciando diversos tipos de estratégias.

Categorias

Solicite um Orçamento

Apresentamos propostas comerciais personalizadas de acordo com a necessidade da sua empresa.

Desde a criação de sites às estratégias de marketing digital focadas em performance. Aumente sua visibilidade e gere resultados!

Mais Lidos

Como podemos ajudar

Fale sobre o seu projeto!

Converse com um de nossos especialistas em criação de sites e SEO para identificar qual a melhor solução de marketing para a sua empresa.

criação de sites
Insights e Dados

Veja nosso alcançe!

A Readmore é uma agência de marketing digital que aplica estratégias e técnicas de SEO com objetivo de aumentar a conversão e promover uma ótima experiência.

Veja os dados e compare os resultados!

0%
Nota de Otimização
0M+
Tráfego Gerado
0K+
Keywords Monitoradas
0+
Sites Criados
criação de sites
Insights e Dados

Veja nosso alcançe!

A Readmore é uma agência de marketing digital que aplica estratégias e técnicas de SEO com objetivo de aumentar a conversão e promover uma ótima experiência.

Veja os dados e compare os resultados!

0%
Nota de Otimização
0M+
Tráfego Gerado
0K+
Keywords
0+
Sites Criados
clientes e parceiros

Falam de nós por aí ❤️

Agência de Marketing Digital e SEO
Agência de Marketing Digital e SEO
"Serviço impecável! Aumentou o tráfego orgânico de forma incrível, por um preço justo e sempre com uma equipe parceira e solícita."
criação de sites

Marcelo Gurman

Head of Digital
"Resultados rápidos e expressivos, com feedbacks constantes e bem claros. Comprovadamente um serviço prestado por especialistas. Recomendo!"
agência de marketing digital

Marcio Santos

Diretor

Dark

Light

Dark

Light