Remarketing: uma estratégia poderosa para o seu e-commerce

Remarketing ou retargeting é uma estratégia para conquistar aquele usuário que acessou o seu e-commerce, entenda o motivo de não concluiu a compra. Para aumentar as chances dele retornar ao seu site e dessa vez consumir!

Remarketing: uma estratégia poderosa para o seu e-commerce

Remarketing ou retargeting é uma estratégia para conquistar aquele usuário que acessou o seu e-commerce, entenda o motivo de não concluiu a compra. Para aumentar as chances dele retornar ao seu site e dessa vez consumir!

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Cada visitante ao acessar o site de um e-commerce que adota estratégias de remarketing é marcado com um cookie – um tipo de arquivo de texto que consegue armazenar informações como dados de login e senha, páginas visitadas, endereço de IP etc –, que se mantém no computador até ser deletado ou perder a sua validade. Por isso, enquanto está ativo ele consegue identificar os usuários que estão visitando a sua loja virtual.

Com essas informações é possível saber quem visitou o seu site, visualizou algum produto em específico, abandonou o carrinho de compras ou mesmo concluiu uma compra.

Assim, você tem a oportunidade de criar uma campanha específica para cada uma dessas pessoas, seja por meio de anúncios exibidos em outros sites acessados e nas redes sociais, resultados nos motores de busca feitos com determinadas palavras-chave ou por disparo de email marketing personalizado.

Por que ele é uma estratégia importante para o seu e-commerce?

O principal objetivo do remarketing é aumentar as conversões, um dos grandes desafios enfrentados pelos e-commerces – segundo uma pesquisa da Experian Hitwise, a taxa média de conversão no Brasil é de apenas 1,65%.

Ao exibir mais vezes os seus produtos e a sua marca para quem já visitou o seu e-commerce  é possível:

  • mostrar as vantagens da compra e convencer aos poucos o visitante para essa ação;
  • aumentar o reconhecimento de sua marca;
  • atrair mais tráfego para o seu e-commerce;
  • segmentar a sua estratégia para usuários que têm mais potencial de vir a se tornar clientes do seu negócio;
  • diminuir a taxa de abandono de carrinho.

Como aplicá-lo?

Ficou interessado em aplicar essa estratégia em seu e-commerce?

Saiba quais ferramentas você pode utilizar para criar campanhas de remarketing em sua loja virtual e o que cada uma oferece para escolher a mais adequada para o seu negócio.

Algumas ferramentas que você pode utilizar são:

Google Adwords

Com o Google Adwords é possível utilizar tanto a rede display quanto a rede de pesquisas. Com a primeira os anúncios de seu e-commerce serão exibidos em sites parceiros que o seu visitante acessar. Já na segunda opção, os anúncios criados só aparecerão se esse usuário procurar algo relacionado com os produtos e/ou serviços oferecidos por você no Google.

Facebook Ads, AdRoll e Perfect Audience

Se você deseja criar uma campanha de remarketing no Facebook você pode fazê-la no próprio Facebook Ads ou utilizar o AdRoll ou o Perfect Audience. O AdRoll é um parceiro oficial do Facebook e com ele você tem uma grande possibilidade de segmentação para os seus anúncios. Já com o Perfect Audience é possível realizar o remarketing por um preço bem mais em conta, ideal se o negócio é pequeno e você está começando a investir nessa estratégia.

 

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Chango

Especializado em remarketing de pesquisa, com Chango é possível criar anúncios tendo como base as buscas realizadas no Google, Yahoo ou Bing, sem necessariamente precisar que um usuário visite o seu site. Porém, essa última opção também é possível. Uma desvantagem é o seu alto custo que pode não ser vantajoso se você está iniciando os primeiros passo nessa estratégia.

ReTargeter

Com o ReTargeter você possui uma vantagem que é o auxílio  de um account manager, independente do valor investido. Ao mesmo tempo, isso tem um custo e pode acabar resultando em um valor um pouco mais alto se comparado com outras ferramentas.

Métricas para acompanhar a sua estratégia de remarketing

Para medir o sucesso de sua estratégia de remarketing é importante levar conta algumas métricas para analisar os resultados conquistados. A seguir separamos três métricas principais para você calcular e conhecer mais sobre o desempenho de sua estratégia.

Elas são:

Taxa de cliques (CTR): qual a proporção das pessoas que clicaram no anúncio em relação ao número de vezes que esse anúncio foi exibido;

Custo por clique (CPC): o investimento feito dividido pelo número de cliques;

ROI: ou Retorno sobre Investimento é calculado da seguinte forma lucro do investimento menos o custo do investimento dividido pelo custo do investimento;

Conclusão

Procuramos nesse post explicar como funciona uma estratégia de remarketing e o quanto ela pode ajudar no crescimento de seu e-commerce. Com a ajuda de algumas ferramentas e métricas é possível elaborar campanhas de sucesso e conquistar novos clientes para o seu negócio.

A conversão, como já falamos aqui, é o principal objetivo do remarketing e para isso ele é construído tendo em vista o relacionamento com os visitantes de sua loja virtual. A cada anúncio feito ou email disparado para conquistar esse usuário, você está nutrindo para que ele esteja cada vez mais próximo de se tornar um cliente.

Agora que você já conhece o poder dessa estratégia está na hora de colocá-la em prática! Conte para nós, nos comentários abaixo, os resultados alcançados e compartilhe as suas dúvidas em relação ao setor de e-commerce.

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