Tendências de SEO para 2022

Se a sua empresa tem um site online e está em duvida em quais seriam as tendências de SEO para melhorar a experiência do usuário, atrair visitantes e fechar negócios

Tendências de SEO para 2022

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Então você precisa entender as principais tendências de SEO em 2022 e se preparar para segui-las assim que possível. Afinal de contas, se você tem uma página na Internet, então depende do Google para ter um bom fluxo de tráfego orgânico. Sendo assim, precisa estar alinhado com o buscador.

O tráfego orgânico é vital para que a sua empresa tenha mais clientes a baixo custo. Afinal, um artigo publicado hoje pode receber visitas (e gerar vendas) por muitos anos. Esse aproveitamento de longo prazo é justamente um dos motivos que faz com que seja tão vantajoso investir em Marketing Digital atualmente. No entanto, é importante também estar sempre atualizado com as principais novidades no SEO. Isso garante um bom posicionamento no Google de forma constante.

Se o seu objetivo é estar na primeira página do Google no ano que vem, precisa conhecer as principais tendências de SEO em 2022. Para isso, siga a leitura abaixo!

 

5 principais tendências de SEO em 2022

1. Core Web Vitals

A principal tendência de SEO em 2022 será a adequação dos sites para o Core Web Vitals, novo foco do Google para entender a qualidade da experiência do usuário fornecida por cada página.

Em termos simples, o Core Web Vitals é uma atualização nos algoritmos do Google para incluir 3 métricas que medem a velocidade de carregamento de um site, sua interatividade e a sua estabilidade visual. Quanto melhores esses fatores, melhor será seu desempenho no buscador.

Uma pesquisa recente mostrou que 98% das empresas com sites no Brasil perderão tráfego por causa da atualização do Core Web Vitals. Para estar entre os 2% que não perderão visitas, é importante se adiantar e fazer as mudanças básicas agora mesmo.

 
 

2. Princípio EAT

Na Readmore,  produzir grandes conteúdos que ranqueiam muito bem para os nossos clientes. Só para ter uma ideia, um dos nossos clientes conseguiu ranquear na primeira página do Google em mais de 1.600 buscas diferentes. Veja:

Como nós conseguimos esse tipo de resultado? Simples: nós seguimos o princípio EAT.

Esse princípio é a base do que o Google considera um “bom conteúdo” para ser ranqueado. Ele é cada vez mais importante e se tornará a pedra angular de todo blog post no futuro. Para se ter uma ideia, nós fizemos este artigo que você está lendo usando o princípio EAT como base.

A ideia por trás desse conceito é que todo conteúdo precisa ter especialização, autoridade e confiabilidade (trustiness, em inglês). Daí o acrônimo EAT. Para fazer conteúdos seguindo esse princípio, é vital se especializar e sair do básico. Quanto mais profundo e específico for, melhor.

Além disso, é importante demonstrar a sua autoridade e construí-la de maneira orgânica e duradoura. Isso mostra ao Google que, de fato, você é um especialista no assunto. Por fim, é importante também usar fontes de autoridade e confiança ao citar dados, pesquisas e estudos que embasam o seu conteúdo.

 

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3. Otimização de imagens

As imagens sempre foram muito importantes para o SEO. Além de aumentarem o CTR (click-through rate), uma métrica importante para a experiência do usuário, elas são também uma fonte de tráfego.

Em 2022, elas serão ainda mais importantes, especialmente para e-commerces. Com a popularização das redes sociais de imagens e vídeos (como o Instagram), as buscas feitas com base em imagens serão mais comuns.

Por isso, é importante ter muita atenção à descrição das suas imagens, especialmente se elas forem de produtos. Adicionar descrições úteis ajuda a garantir que seu produto será achado no Google Imagens.

4. Pesquisa por voz

Você tem uma Alexa em casa? Talvez ainda não tenha comprado nenhum produto com a IA, mas com certeza tem um assistente no seu celular, seja a Siri, seja qualquer outro modelo.

Assim, você pode fazer pesquisas por voz a qualquer momento. Agora, por exemplo, pegue o celular, aperte no “microfone” na barra de busca e diga algo como “pizzarias perto de mim”.

Seu site precisa estar otimizado para esse tipo de busca, pois elas serão cada vez mais comuns em 2022, conforme essas ferramentas se popularizam.

 

5. Intenção de busca mais precisa

Por fim, mas não menos importante, uma das grandes tendências de SEO em 2022 será um foco maior no refinamento da intenção de busca por parte dos usuários. Isso ajudará a firmar resultados de buscas diferentes para uma mesma palavra-chave com base na intenção de busca do usuário.

Assim, seu conteúdo precisará ser realmente específico para se adequar à intenção das pessoas. Não será possível “pegar todo mundo” no Google. Diante disso, foque no seu nicho e na jornada da sua persona para produzir um conteúdo que performe bem para ela.

Pronto! Essas são as 5 principais tendências de SEO em 2022. Agora que você já conhece todas, pode começar a preparar o seu site para ter um melhor posicionamento no Google no ano que vem. No entanto, caso você não saiba como começar a lidar com essas mudanças, precisará de ajuda de quem entende do assunto. E, nisso, nós podemos ajudar – como os resultados mostram.

Você precisa de especialistas em SEO para gerenciar as suas estratégia de performance? Entre em contato com a Readmore e saiba mais como podemos ajudar! 

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